Por Daniela Uejo
Nesta quarta-feira (28) o templo religioso na Asa Sul, projetado por Oscar Niemeyer, completa seus 65 anos. Para homenagear a capela histórica e cartão postal de Brasília a Administração do Plano Piloto relembra a sua importância para a capital.
A igrejinha, como é chamada, é considerada um dos maiores símbolos da fé católica em Brasília. Na manhã desta quarta-feira houve celebração presidida pelo Frei Clézio Menezes, ministro Provincial da Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central, com concelebração do pároco Frei Reinaldo e o Frei Onil.
“Comemorar mais um aniversário desta igreja significa apreciar o templo cristão que é um marco para a cidade, pois a capela foi o primeiro templo em alvenaria a ser erguido na capital, em 28 de junho de 1958”, pontuou o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.
A capela foi projetada por Oscar Niemeyer e tombada pela Unesco como patrimônio cultural nacional em 1987. Sua laje faz referência aos chapéus usados por freiras. Os azulejos de Athos Bulcão simbolizam a descida do Espírito Santo e a Estrela da Natividade.
