Ibaneis vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas do DF sobre edital do FAC

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O governador do DF diz que não abre mão de reabrir o Teatro Nacional

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que anulou o cancelamento do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Ibaneis ressaltou que como advogado aprendeu que decisão se cumpre ou se recorre. “Como discordo integralmente e respeito o TCDF, vamos recorrer e convencê-los do erro, ou lá no próprio Tribunal ou na Justiça. Não abro mão de reabrir o Teatro Nacional”.

Ibaneis também é contrário à decisão do TCDF de suspender o cancelamento do edital. “E quanto o edital do FAC cancelado, ele é um escândalo de ilegalidades, feito às pressas pelo ex-governador para tentar auferir os votos do setor dito cultural. Vou seguir na minha linha de cuidar da cidade, e o Teatro Nacional fechado há 5 anos é um dos maiores descasos com os moradores dessa capital”.

Ontem, o TCDF determinou a suspensão cautelar do aviso de cancelamento do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Com essa determinação, o Governo do Distrito Federal fica impossibilitado de utilizar os recursos do FAC, cerca de R$ 25 milhões para realizar obras, como a reforma do Teatro Nacional que está fechado há cinco anos e se encontra em total estado de degradação.

Teatro Nacional Claudio Santoro

O Teatro Nacional Claudio Santoro está fechado desde 2014, após a recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que ocorreu depois de uma inspeção feita pelo Corpo de Bombeiros do DF que identificou centenas de irregularidades no local que poderiam por em risco a vida dos frequentadores.

Desde então, o teatro está abandonado em constante processo de deterioração. O último orçamento feito para a reforma do local foi de R$ 220 milhões.

O Teatro Nacional Claudio Santoro foi projetado  em 1958 por Oscar Niemeyer na forma de uma pirâmide asteca. A área externa é revestida por um painel formado de blocos de concreto nas fachadas laterais, criado por Athos Bulcão em 1966. Ele está localizado no centro da Capital Federal, no início da Esplanada dos Ministérios. Em 1987 foi declarado pela Unesco Patrimônio Mundial. (DP)

Mais lidas

Vídeo: Criança resgatada de incêndio em Fa...
Senac-DF oferece oficina gourmet gratuita ...
Celebração de Pentecostes altera o trânsit...
...