Meta do governador é atender com lotes e moradia até 4 mil famílias
Ano passado, o chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB) visitou a comunidade de Ceilândia com objetivo de escutar a reivindicação de Pessoas com Deficiência (PcD) sobre a criação de um programa que proporciona acesso à moradia própria.
Neste sábado (14), em Ceilândia, o emedebista voltou a receber o Movimento Habitacional das Pessoas com Deficiência [MOHCIPED], que sonham em ter a sua casa própria. Agora, 4 mil pessoas estão mais perto de receber a chave de sua residência.
A garantia do direito aos lotes ou residências foi uma determinação do chefe do Executivo que ordenou os órgãos competentes a agilizarem a catalogação das famílias.
A parceria entre a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD) e a Companhia Habitacional do Distrito Federal (Codhab) foram fundamentais para dar continuidade com as políticas públicas em andamento. Muitas pessoas vão ser beneficiadas com moradia digna e a partir do dia 30 deste mês, poderão se cadastrar, com direcionamento para unidades imobiliárias e lotes no Sol Nascente e no Recanto das Emas.
Com o Ginásio de Esportes de Ceilândia lotado, Ibaneis enfatizou que vem trabalhando com programas dentro da Secretaria da Pessoa com Deficiência. “Não tinha projetos e agora avançamos na questão da moradia junto à Codhab, com um olhar especial para as pessoas com deficiência”, pontuou o governador.
Em fevereiro de 2021, Ibaneis fez o compromisso de melhorar a vida das pessoas com deficiência. “Estamos com quatro áreas urbanizadas para serem distribuídas para as pessoas construírem suas moradias e terem seu lar com dignidade. Pretendemos entregar, pelo menos, 4 mil lotes. O DF tem um número elevado de pessoas com algum tipo de deficiência, e por isso criamos uma secretaria específica para atender esse público”, enalteceu ele.
O evento contou com a presença do vice-governador Paco Britto, secretários da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, e do Governo, José Humberto, ex-secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, ex-diretor-presidente da Codhab, Wellington Luiz, ex-vice-governador Paulo Octávio, deputada federal Flávia Arruda, deputado distrital, Rafael Prudente, Iolando Almeida, ex-deputado distrital Benício Tavares, ex-deputado distrital Guarda Janio, Grupos e entidades que defendem as pessoas com deficiência.
Em entrevita ao Tudo Ok Notícias, Ibaneis falou da importância das políticas públicas principalmente para pessoas com deficiência. (ouça)