Governador Ibaneis Rocha sanciona reajuste salarial de 38% para 400 servidores do Hemocentro, reconhecendo a dedicação à saúde pública e à segurança transfusional
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou nesta segunda-feira (2) o projeto de lei nº 1.413/2024, que garante uma recomposição salarial de 38% para os 400 servidores, aposentados e pensionistas da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O reajuste abrange os cargos de analista, técnico e agente de atividades, incluindo profissionais com carga horária de 30 e 40 horas semanais. A medida reflete o reconhecimento do papel fundamental desempenhado por esses profissionais no sistema de saúde pública, especialmente na coleta, armazenamento e distribuição de sangue e seus derivados.
“Vinha conversando com o Osnei Okumoto [presidente do Hemocentro] sobre a dificuldade de manter o quadro pessoal do Hemocentro. São profissionais que prestam um dos serviços mais relevantes para a nossa cidade, que é a saúde, em especial daqueles que mais precisam. Nesse momento, a gente pode sancionar esse projeto, que é um projeto de saúde e vai nos permitir não apenas manter os quadros atuais, que são muito bons, mas também atrair novos profissionais”, destacou Ibaneis Rocha.
O presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto, também celebrou a conquista. “O governador Ibaneis Rocha é uma pessoa de palavra. Desde o primeiro dia em que vim aqui conversar com ele sobre esse reajuste, ele disse que chegaríamos a essa conclusão. Fizemos as interlocuções necessárias e agora teremos esse reajuste para os nossos 400 servidores, aposentados, pensionistas e beneficiários”, agradeceu.
A Fundação Hemocentro se destaca pela produção de hemocomponentes de alta qualidade, promoção da segurança transfusional e suporte a transplantes. Além disso, trata pessoas com distúrbios sanguíneos e coordena a política de atenção às hemoglobinopatias, um grupo de doenças genéticas que afetam a hemoglobina, proteína essencial para o transporte de oxigênio no sangue. O Hemocentro atende integralmente às demandas por sangue e hemoderivados do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fundada em 1993, a Fundação Hemocentro de Brasília consolidou-se como um centro de referência nacional em boas práticas no ciclo do sangue, hemoterapia e suporte a transplantes. Mensalmente, a instituição recebe em média 4.700 doações e, nos últimos cinco anos, registrou um aumento de 10% nas transfusões realizadas.
O aumento salarial representa não apenas uma justiça para os profissionais da área, mas também um estímulo para a manutenção da qualidade e eficiência dos serviços oferecidos pelo Hemocentro, assegurando o atendimento essencial à população do Distrito Federal.
Com informações agência Brasília