Ibaneis Rocha rejeita novo DPVAT e critica Lula

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Fotos: Renato Alves/ Agência Brasília

Ibaneis Rocha se opõe ao novo DPVAT e defende isenção para motoristas do DF

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, manifestou sua oposição à cobrança do novo tributo conhecido como DPVAT, recentemente recriado pelo presidente Lula. Em seu perfil oficial no X, Ibaneis anunciou que não incluirá o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) nas cobranças do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos motoristas do DF. Ele justificou sua decisão afirmando que pretende “evitar custos adicionais que possam impactar os bolsos das famílias.”

 

Em tom desafiador, Ibaneis afirmou: “O governo federal que se vire para cobrar. Eles criaram, eles que cobrem.” Sua postura evidencia um claro descontentamento com a decisão do governo federal, que, segundo ele, impõe novas obrigações financeiras aos cidadãos.

 

O antigo DPVAT foi extinto há cinco anos, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), e era cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos, com valores que variavam conforme o tipo de veículo e eram reajustados anualmente. A recente sanção da lei que determina o retorno do seguro obrigatório de veículos, aprovada pelo Senado, reacende o debate sobre a eficácia e a necessidade desse tributo em um contexto de crescente pressão financeira sobre as famílias.

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...