Chefe do Executivo segue na liderança na corrida pelo governo do DF
A pesquisa sobre a corrida eleitoral na Capital Federal contratada Metrópoles/Ideia divulgada nesta quarta, 18, que Ibaneis Rocha (MDB) teria, no primeiro turno, 30% dos votos contra 10,6% do senador José Antônio Reguffe (União Brasil) e a deputada federal Flávia Arruda (PL) está em terceiro, com 8,5%.
O levantamento divulgado mostrou ainda que a ex-ministra-chefe da secretaria de Governo, Flávia Arruda está tecnicamente empatada com o senador Reguffe. Porém, Flávia é oficialmente pré-candidata ao Senado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Enquanto a senadora Leila do Vôlei (PDT) e o ex-secretário de Educação do DF Rafael Parente (PSB) estão tecnicamente empatados com 6% das intenções de voto.
Já o senador Izalci Lucas (PSDB) chegaria a 5,4%, enquanto o deputado distrital Leandro Grass (PV) iria a 2,9% dos eleitores – outra pré-candidata, Keka Bagno (Psol), com 1,3%.
A contratada Metrópoles/Ideia simulou outro cenário com os pré-candidatos a governador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Geraldo Magela e Rosilene Corrêa pontuaram na pesquisa com 1,3% e 1,1% das intenções de voto, respectivamente.
Os pré-candidatos Lucas Salles (DC) e João Vicente Goulart (PCdoB) foram mencionados com 0,2% dos votantes.
Segundo a pesquisa, 19,3% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar – faltando cinco meses para o primeiro turno das eleições deste ano.
Na análise 7,4% disseram que votarão em branco ou nulo.
Conforme a contratada Metrópoles/Ideia, a pesquisa é estimulada, ou seja, os entrevistados escolheram entre os nomes apresentados em uma lista contendo aqueles que já manifestaram interesse em disputar o Palácio do Buriti em 2022.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 11 e 16 deste mês – de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do DF.
A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09593/2022.
Com informação Metrópoles