Governador, que está com a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, quer trazer o maior evento mundial do setor para ser montado na Capital Federal
Com o intuito de apresentar os avanços tecnológicos produzidos no Distrito Federal e trazer para o Distrito Federal o maior evento relativo à tecnologia e inovação, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) está em Portugal, onde participou em Lisboa da abertura da Web Summit, nesta segunda (1º).
Entre os convidados vips do evento, o Frances Haugen, ex-funcionária do Meta (Facebook), ativista pela regulação das redes sociais e que fez uma série de denúncias sobre práticas abusivas da rede. Além de Ayo Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matter, um dos maiores movimentos de protestos da história recente dos Estados Unidos. E, claro, o CEO e fundador do Web Summit, Paddy Cosgrave.
Ibaneis Rocha informou qual o objetivo que o levou a Lisboa. “A nossa visita não tem o propósito de apenas trazer uma conferência dessa magnitude para Brasília, mas também apresentar todo o potencial do nosso parque tecnológico, gerando investimentos de grande porte em nossas fábricas da Biotic.”
As secretarias envolvidas no processo para trazer o evento para Brasília são as de Ciência e Tecnologia, de Desenvolvimento Econômico, de Relações Internacionais, de Turismo e de Economia.
O Web Summit 2021 conta com mais de 700 palestrantes, como funcionários da Amazon, Spotify, Microsoft, TikTok, Reddit, Meta (Facebook), atores, atrizes e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Outra agenda de Ibaneis nesta segunda (1º) foi o jantar oferecido pelo governo de Portugal no Palácio Nacional da Ajuda.
Brasília disputa com Rio Porto Alegre
Graças ao Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), a capital do país disputa com o Rio de Janeiro e Porto Alegre a quarta sede mundial da conferência, que já passou por Toronto, no Canadá, e Hong Kong, na China, além da capital portuguesa.
O governador do DF conseguiu a garantia de que diretores do evento virão à cidade conhecer as possíveis instalações para realização do evento.
Brasília dispõe de rede hoteleira bem localizada, a segurança qualificada e o hub aeroportuário do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek. São fatores relevantes para Brasília sediar em curto prazo o evento de tecnologia e inovação de âmbito mundial.
O presidente do Banco Regional de Brasília, Paulo Henrique Costa, o secretário de Economia, André Clemente e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo acompanharam Ibaneis Rocha