Chefe do Executivo lançou em Ceilândia o sexto ciclo do RenovaDF
O chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB), lançou em Ceilândia, o 6° Ciclo do RenovaDF programa de capacitação profissional para 2,5 mil aprendizes na manhã desta terça, 14.
O emedebista discursou no Ginásio Regional de Ceilândia, onde os alunos reformaram a estrutura e pintaram as paredes.
O governador vem investindo na formação de mão de obra qualificada e na criação de novas vagas no Distrito Federal, no período pós-pandemia. “O que tem nos deixado mais feliz disso tudo é que o aquecimento da economia e a retomada dos negócios, essas pessoas, com a qualificação, têm a opção de sair desse curso e ingressar dentro das nossas empresas”, enfatizou Ibaneis.
O programa vai atender 2.500 alunos inscritos para o curso de qualificação profissional de Auxiliar de Manutenção, com noções de diferentes profissões, tais como: carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Esses novos alunos vão atuar em Ceilândia e Taguatinga – deste total 50% dos participantes são formados por mulheres.
Segundo Luiz Cláudio, morador de Ceilândia, é um momento de retornar ao mercado de trabalho. “Fiquei o tempo todo no celular esperando sair a lista de cadastro do programa para conseguir um emprego mais rápido. Agradeço ao governo e agora vou me qualificar”, declarou Luiz Cláudio.
Ciclo do Renova DF
Os alunos inscritos para o curso de qualificação profissional de auxiliar de manutenção, com aprendizados sobre diferentes profissões, como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.
Neste sexto ciclo, há também a inclusão de 158 pessoas em situação de rua, acompanhadas pelas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O RenovaDF consiste em um programa de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho em parceria com a Secretaria de Governo, em atendimento às demandas das administrações regionais. Os cursos são de iniciação profissional e aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com duração de 240 horas (três meses), com quatro horas diárias.
Os alunos do programa recebem qualificação profissional, com noção básica na área de construção civil, com aulas de forma presencial e, enquanto se qualificam, os próprios alunos reformam os espaços públicos da cidade. Eles recebem kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual, lanche e bolsa benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.