Ministro Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF e CNJ em cerimônia com autoridades
O chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha, participou da cerimônia de posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e a vice-governadora do DF, Celina Leão.
Luís Roberto Barroso sucedeu a ministra Rosa Weber na presidência do STF e CNJ, com um mandato de dois anos. O ministro Edson Fachin foi oficializado como vice-presidente do STF e CNJ durante a mesma cerimônia. A sessão começou com a abertura da agora ex-presidente do STF, ministra Rosa Weber, seguida da execução do Hino Nacional pela cantora Maria Bethânia, convidada em razão da admiração de Barroso pela artista.
Durante a posse, Barroso destacou seu compromisso em defender a democracia e promover a pacificação do país. Ele também enfatizou a importância da presença das mulheres no Judiciário. A vice-governadora do DF, Celina Leão, elogiou o compromisso de Barroso com a diversidade e a presença das mulheres no Judiciário.

Luís Roberto Barroso é graduado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e assumiu a vaga no STF em 2013. Por sua vez, o ministro Edson Fachin é graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integra a Suprema Corte desde 2015.
Com informações da Agência Brasília