Por Maurício Nogueira
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, imprimindo as digitais da nova maneira de administrar, aproveitou o sábado (12) acompanhado de seus secretários, conhecer os problemas das feiras da Torre e do Núcleo Bandeirante e as obras de recuperação asfáltica de Vicente Pires. O objetivo é colocar os secretários frente a frente com os problemas para que os projetos utilizados sejam eficientes nas soluções de cada problema e a um menor custo.
“Essa visita se faz necessária porque eu estive nesses locais todos durante a campanha. Visitei as cidades, mas muitos dos nossos secretários não tiveram essa oportunidade que eu tive. Então, eu tenho que levar eles aos pontos, mostra os defeitos. E são defeitos que estão na cara e ninguém consegue enxergar”, explicou.
Ibaneis citou como exemplo a feira da Torre, que visitou ontem. “É um lugar cultural, um local da cidade, no centro da cidade onde nada funciona”. “E as pessoas passam por ali e não enxergam isso”, constatou.
No caso da Feira da Torre, informou ele, será agilizado um projeto que está na Novacap. Segundo Ibaneis, o resultado terá que ser , “realmente, algo definitivo, que vem embelezar a cidade para que o ano quem, quando a gente for completar os nossos 60 anos a gente tenha uma cidade cada vez mais bela”.
Na visão do governador, a Feira do Núcleo Bandeirante está em abandono total. Assim como a “única praça que existe no Núcleo Bandeirante”.
Visita à Feira da Torre para conversar com feirantes e pausa para curtir e vestir a camisa do tradicional Café Com Samba
Ouvindo as vozes das ruas
Segundo Ibaneis, os secretários precisam, além de ficar a par dos problemas e elaborar os respectivos projetos, trabalhar mais próximo e conhecer a comunidade.
“Aqui, se tem representantes das associações de moradores de Vicente Pires, você tem o administrador fazendo contato. Precisamos que o nosso secretariado tome como exemplo, que ele vá às ruas ouvir as pessoas. Com isso, agente vai fazer obras mais em conta, mais baratas e nós vamos melhorar a vida das pessoas dentro de cada uma dessas cidades do Distrito Federal”, disse Ibaneis.
Em Vicente Pires, Ibaneis acompanhou as obras de recuperação asfáltica. Lá, ele reconheceu que a população sofre a cada chuva com as obras inconclusas do governo anterior. O governador informou que a Novacap trabalha intensamente.
“Hoje são quase 20 caminhões que estão trabalhando nas áreas piores para que a gente, de forma bem rápida, dê resposta para essa população que já começa a sofrer quando vê uma nuvem. Temos que trabalhar muito, mesmo, durante esse período e de forma rápida. Eu autorizei, inclusive, que se trabalhasse nos domingos para evitar a quantidade de problemas que nós temos”, acentuou o governador do DF.
Ibaneis acompanha recuperação do asfalto em Vicente Pires
Na opinião de Ibaneis, a situação de abandono da cidade vem de muito tempo. “Pelo menos, nos últimos dez anos, essa cidade está abandonada, realmente. Eu acho que chegou a hora de a gente começar, mesmo com toda a dificuldade financeira, mesmo com todas dificuldades de pessoal, mas tá na hora de começar a fazer.”
“A hora, agora, é essa”
Para o governador, quanto mais tarde encarar o problema ficará pior. E a razão é “porque não se começa”.
“A hora, agora, é essa. Começar a trabalhar com muita força. Todos os meus secretários têm essa determinação”, enfatizou ele.
Continuando seu ritmo de trabalho nos fins de semana, no próximo sábado, Ibaneis antecipou que visitará as cidades de Paranoá, Itapoã, São Sebastião. “Cidades de uma região toda para que a gente possa estar ali, junto à comunidade, para que a gente possa ver todos os problemas”, completou Ibaneis, em busca de solução mais rápida possível.