Ibaneis pedirá equiparação da PCDF com PF, e Sinpol-DF comemora conquista histórica
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) celebrou nas redes sociais o anúncio feito pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), classificando o dia como “histórico para os policiais civis”.
Durante a inauguração da Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do Plano Piloto, na manhã desta sexta-feira, 14/2, Ibaneis anunciou que encaminhará ao Palácio do Planalto, na próxima segunda-feira, 17/2, um ofício solicitando o reajuste salarial das forças de segurança, com equiparação entre os salários dos policiais civis do Distrito Federal (PCDF) e da Polícia Federal (PF).
“Na segunda-feira faremos o anúncio do encaminhamento do aumento. Estaremos com os sindicatos e parlamentares da área de segurança para anunciar o encaminhamento desse ofício”, afirmou o governador.
Reivindicação histórica
A equiparação salarial com a PF é uma luta histórica da categoria. O Sinpol-DF destacou que a proposta é fruto de uma “luta incansável” conduzida pelos sindicatos, com o apoio do presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz (MDB-DF), da deputada distrital Jane Klébia (MDB-DF) e do coordenador da Bancada do DF no Congresso Nacional, deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF).
O sindicato também enalteceu o papel fundamental do governador Ibaneis Rocha e o apoio dos secretários de Segurança Pública, Sandro Avelar, e de Economia, Ney Ferraz, além da direção da PCDF, na viabilização do pleito.
“Foram meses de articulação política, superação de desafios e um intenso trabalho de convencimento, sempre conduzido com responsabilidade e seriedade”, ressaltou o Sinpol-DF.
Agora, o próximo passo será o envio da proposta pela Presidência da República ao Congresso Nacional, por meio de um Projeto de Lei (PL) ou uma Medida Provisória (MP). A aprovação dependerá da apreciação dos parlamentares.
“O Sinpol-DF e as demais entidades representativas seguirão mobilizadas e contando com o apoio da Bancada do DF, que tem demonstrado total apoio pela nossa luta, para garantir a concretização deste pleito”, enfatizou o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas.