O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, fez uma interpelação judicial contra o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) por abusar da prerrogativa da imunidade parlamentar ao acusá-lo de integrar uma quadrilha que comanda o Detran de Goiás.
De acordo com a petição, o senador divulgou vídeo intitulado “BOMBA! Senador Kajuru Alerta Governo sobre cilada do Centrão: ‘Alexandre Baldy é um bandido. Faz parte de uma quadrilha’, afirma Kajuru”, mas, apesar de não citar o governador no título, diz que o “governador do Distrito Federal, Ibaneis,” está “envolvido” no “Detranzão”.
Na ação, os advogados do governador afirmam que a prerrogativa constitucional não pode ser transformar em um “privilégio pessoal” e cobram explicações sobre as acusações sem “qualquer caráter informativo, ou investigativo”. Segundo os advogados, o vídeo é “agressão injusta, infundada, lesiva à honra, e que de forma alguma pode estar albergada pela imunidade parlamentar”.
Por fim, a interpelação cobra que o senador esclareça “quais são os fatos e/ou relações do interpelante (Ibaneis) com as pessoas referidas no vídeo, que possam revelar a prática de crime”.
A ação, protocolada na última quinta (30), está sob análise da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal. (DP)