Ibaneis lança obra do túnel de Taguatinga

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

“Hoje, Taguatinga dá um passo no sentido de se transformar novamente na grande metrópole, na grande capital dessa cidade”, disse o governador do Distrito Federal. 

 

Por Josiel Ferreira e Maurício Nogueira

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou na Praça do Relógio de Taguatinga, nesta terça-feira (14), importante obra de infraestrutura, que é o esperado túnel que melhorará exponencialmente a mobilidade para os moradores de toda a região.

Vários governadores passaram pelo Palácio do Buriti. Muitos governadores prometeram construir o túnel, mas não tiveram capacidade para realizar a importante obra para Taguatinga e região.

O investimento é elevado, cerca de R$ 275 milhões, e irá beneficiar várias regiões administrativas, principalmente Ceilândia e boa parte também de Samambaia.

O alívio para o trânsito, tradicionalmente pesado, na hora do rush de manhã e no final do dia será uma das consequências da construção do túnel. Vale lembrar que hoje, trafegam na avenida principal de Taguatinga mais de 130 mil veículos diariamente. Chega, assim, a nova gestão para o Distrito Federal. Daqui a trinta dias, o governador Ibaneis Rocha inaugurará o viaduto que o ex-governador Rodrigo Rollemberg começou e não concluiu.

O túnel é importantíssimo para a comunidade de Taguá, como é carinhosamente chamada. Sem dúvida haverá um período de transtorno para os moradores da região por conta da obra. No entanto, em contrapartida, vale ressaltar, que também os empresários de Taguatinga estão todos na expectativa para que o túnel se torne uma realidade, em benefício de todos os moradores da região de Taguatinga.

O governador Ibaneis Rocha, durante o anúncio da obra do túnel, declarou que Taguatinga não teria uma solução se não houvesse uma modernização na cidade. Na opinião de Ibaneis Rocha, todo o centro foi abandonado ao longo de vinte anos. Como consequência, segundo ele, isso provocou um aumento dos consumidores de drogas, pessoas embriagadas nas ruas e ao mesmo tempo o abandono de grande maioria dos prédios e comércio.

“Hoje, Taguatinga dá um passo no sentido de se transformar novamente na grande metrópole, na grande capital dessa cidade. Isso é um trabalho que estamos fazendo e honra a todos os deputados distritais, federais, membros da nossa administração, comerciantes e industriais, ao nosso amigo Benedito (Domingos), nosso governador, deputado taguatinguense apaixonado por essa cidade. Um trabalho que estamos dedicando a todos”, ressaltou o governador.

Ibaneis lembra que ao passar pelo viaduto de entrada da cidade, inconcluso. “Na primeira visita que nós fizemos, ainda no ano passado, paramos ali e disse ainda vamos resolver o problema dessa obra. Com sessenta dias conseguimos chamar o proprietário da empresa resolver e daqui a trinta dias nós vamos entregar a primeira obra daqui de Taguatinga, que irá servir a nossa população de Taguatinga”, antecipou.

https://youtu.be/qLdXpW9Laic

Segundo governador, o túnel cuja obra foi lançada nesta terça-feira (14) trará vida nova não só para Taguatinga, mas para mais de 1,5 milhão de pessoas que vivem aqui nas comunidades de Ceilândia, Samambaia, Águas Lindas e outras cidades do entorno. “Vamos fazer de Taguatinga uma cidade moderna. e ainda esse ano iniciaremos as obras de revitalização da Hélio Prates, fazendo com que se transforme numa das mais belas avenidas dessa cidade, Assim como estamos fazendo na W 3 Sul”, enfatizou Ibaneis.

O governador declarou, continuando seu pronunciamento, que “chegou a hora de renovar a nossa cidade”. “E em todos os sentidos. Renovar com estacionamentos, com captação de águas, com vida, para que as pessoas possam ter emprego. ter vida, dignidade. Deixar de passar duas a três hora para chegar no seu trabalho. É assim que se traz dignidade para uma população. E isso que esse governo tem tentado fazer. Fez ao longo de 2019 e vai fazer muito mais em 2020”, completou ele.

Ibaneis Rocha assina ordem de serviço para obras do túnel de Taguatinga

Ibaneis ressaltou que houve ação conjunta “de mãos dadas com todos. Citou a parceria com os empresários, as lideranças do consórcio, liderança comunitárias presentes e todos os amigos que vivem em Taguatinga. “Todos acreditando que a cidade voltará a crescer”, disse. Estavam presentes, empresários de peso como Antonio Matias entre outros, que acreditam e vão investir na cidades. O governador destacou que as verbas não virão dos recursos públicos, mas também de empresariado que há muito tempo tinha deixado de investir em Taguatinga e “agora volta com força fazendo o desenvolvimento, fazendo as coisas andarem.”

O governador disse que o que  importa da política para a população é o resultado. Sublinhando que o acontece dentro dos gabinetes pouco importa. E que a população quer resultado, quer ver as coisas funcionando, quer ver o seu dinheiro bem empregado, quer ver as coisas com honestidade.

“Quer trabalhar e dizer: ‘eu tenho um político que me representa’. E essa política que nós vamos fazer e vamos continuar fazendo até o último dia do nosso mandato. Para que cada morador de Brasília, de Taguatinga tenha orgulho de dizer: ‘nós temos políticos de qualidade”, reforçou Ibaneis.

“E Brasília tem política de qualidade e vai continuar trabalhando muito pelo povo. Vai continuar porque o povo passou muito tempo abandonado nas mãos desse bando de esquerdopatas. Tá na hora de Brasilia ter respeito por sua população. Os políticos, secretários e administradores têm patrão e o patrão é contribuinte que pagam as nossas contas”, se manifestou o governador emocionado.

Por fim, Ibaneis reforçou que o início de 2020 será marcado por mais força por parte do GDF, priorizando a dedicação, mostrando a Taguatinga que “essa cidade merece o nosso trabalho” e agradeceu antecipadamente os moradores de Taguatinga e região.

“Agradecimento especial para população de Taguatinga que muito sofreu e vai sofrer mais um pouquinho durante as obras. Mas vai ter uma cidade revitalizada e nós vamos ter a honra de chegar aqui no final do nosso governo e entregar essa obra pronta para que a população de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e toda a região Oeste possa comemorar o desenvolvimento dessa região.”

Reconstituição

O secretário de Governo, Humberto Pires afirmou que esse dia 14 de janeiro é um dia histórico e marca a reconstituição urbanística de toda uma região. “Eu cheguei aqui com três anos de idade. Era somente Taguatinga, não tinha nada. E tinha o Plano Piloto. Depois fizeram Guará e vieram os outras cidades e ao redor foi crescendo, Ceilândia, Samambaia. Enfim, criou-se toda essa região oeste e hoje tem mais de 1,5 milhão de pessoas”, lembrou Pires.

Secretário de Governo, Humberto Pires

Ele avaliou que Taguatinga, do ponto de vista da mobilidade e urbanística, parou no tempo. Acrescentou ainda que Taguatinga se transformou em um corredor para todas as demais cidades. Com a decisão do governador Ibaneis Rocha, de conseguir resgatar esse projeto que estava parado há décadas “temos a expectativa de que a cidade volte a respirar”.

“Esse trânsito que passa pela cidade em direção a outras regiões vai passar pelo túnel e aqui vamos ter um ambiente de convivência, criando oportunidade de novos negócios, paisagismo novo com uma outra estrutura de vida. Como disse o governador revitalizando o centro, valorizando prédios e as pessoas viverem melhor aqui na nossa região”, disse o secretário.

Pires recordou que foi empresário em Taguatinga, administrador regional da cidade, e agora secretário de governo. Ele afirmou ainda que luta pela melhoria da cidade e considera ser também a melhoria da região.

Segundo ele, a história da cidade merece respeito. “Ela foi uma locomotiva de desenvolvimento do Distrito Federal nas três primeiras décadas. Daqui saíram os maiores empresários e os melhores empreendimentos de Brasília. Foi referência empresarial, cultural e de lazer. Essa obra nos traz isso aí de volta”, enfatizou.

Na visão de Pires, a obra ao ser concluída possibilitará criar outros ambientes e fará com que a cidade viva em torno dela. Ele reconheceu que a comunidade de Taguatinga tem dificuldade de locomoção, tanto de automóvel, quanto a pé e é preciso melhorar isso.

Além disso, Pires ressaltou que um estudo de impacto será realizado nos próximos dias e tem 180 dias de movimentação que é para criar os ambientes colaborativos. “Você não pode fazer uma intervenção em uma cidade, sem observar quem está ao seu redor. Nesses primeiros seis meses, a obra irá respeitar essa particularidade de cada uma das atividades econômicas que aqui são desenvolvidas, principalmente, na questão do fluxo do trânsito.

Tudo OK Notícias perguntou ao secretário se houve diálogo com os empresários da região. Pires comentou que almoçou em um restaurante da cidade com toda a liderança empresarial de Taguatinga, fazendo uma prévia com eles e esclarecendo como seria a execução da obra. “Como cada um de nós aqui que amamos a cidade sabe que o apuro de hoje é conforto do amanhã nos saberemos, certamente, suportar esse momento”, complementou Pires.

O ex-governador Benedito Domingos, presente ao anúncio da obra do túnel de Taguatinga, onde reside, contou que recebeu um terreno na cidade em setembro de 1958, na antiga QR 40, hoje QNB. Depois recebeu lote na CR no dia 1º de agosto de 1961, quando o presidente era Jânio da Silva Quadros e o governador era Paulo de Tarso. Domingos afirmou orgulhoso que nunca mudou-se de Taguatinga.

Ao ser perguntado pelo Tudo OK Notícias sobre o governo Ibaneis Rocha, o ex-governador afirmou estar satisfeito com ele. “Eu apoiei ele, mas nunca fui lá, nunca procurei ele. Ele falou de mim hoje. Ele é um trabalhador”, disse.

Domingos lembrou do ex-governador Roriz que “fez muita coisa, mas o Ibaneis demonstrou capacidade muito grande. Ibaneis está ressuscitando aquele estilo dinâmico de Brasília. Isso é muito importante Ibaneis está bem. .Espero que ele continue assim. Falei para ele aqui que o Brasil está precisando de um homem como o senhor”, elogiou o ex-governador.

Discurso do governador Ibaneis Rocha

Mais lidas

Morre a deputada Amália Barros aos 39 anos
Neymar prestigia título do Al-Hilal na Ará...
Corinthians perde para o Flamengo
...