A primeira-dama Mayara Rocha participou do evento cujo local proporcionará atendimento social a várias famílias da região
O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Recanto das Emas-DF, na manhã deste sábado (11), com ênfase no atendimento à população mais fragilizada da região. A nova unidade está localizada na Praça do Cidadão, na Quadra 113 da cidade.
A posição é estratégica para aliviar o atendimento das famílias do Recanto das Emas que, atualmente, contam com apenas o Cras da quadra 602.
“É um dia de muita alegria, porque 12 mil famílias com atendimento represado aqui no Recanto das Emas vão passar a ter mais uma porta de atendimento. É exatamente isso que nós queremos fazer”, destacou o governador.
“O número de servidores diminuiu. Com o passar do tempo, alguns se aposentaram, outros faleceram, e a pandemia trouxe esse aumento significativo [de pessoas em situação de vulnerabilidade] somado também ao número de população que cresceu.”
Segundo a primeira dama Mayara Noronha Rcha, a unidade do Cras não vem só para fazer o Cadastro Único, como muita gente pensa.
“Vai dar todo o suporte para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, vai fazer os encaminhamentos para a rede pública de saúde e ensino, identificar necessidades de documentação, dar todo o suporte básico, todas as diretrizes para essa população em situação de vulnerabilidade”, enfatizou a também secretária de Desenvolvimento Social.
“Nesse primeiro semestre, nós atendemos quase 7 mil famílias no outro Cras [do Recanto das Emas]. Esse Cras vem para dar suprimento a uma média de 12 mil pessoas que estão procurando Cras aqui na região. Então, certamente a gente tem um cálculo de aproximadamente 900 pessoas sendo atendidas por mês”, informou Mayara.
No total, o GDF disponibiliza 29 unidades do Cras distribuídas pela capital, sendo dois centros no Recanto das Emas. Na unidade inaugurada terão oito funcionários para atender a população. Serão disponibilizados atendimentos de assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais e técnicos sociais.
Atenção ao atendimento
A demanda desse tipo de atendimento é crescente, daí a necessidade de não se deixar de lado. “A abertura do Centro significa que a população precisa dos serviços. Ela está carente, em situação de vulnerabilidade e precisa da atenção do estado”, enfatiza.
Para a dona de casa Elinalva Pereira, 66 anos, o novo espaço facilitará o atendimento da população carente da cidade. “É muito bom ter um Cras perto. Vai ser muito importante para as mães e as crianças daqui. Tudo passa por aqui”, pontua a moradora do Recanto das Emas. Ela também conta que já recebe atendimento na unidade da quadra 602.
Entre os benefícios acessados por meio do Cras, estão o Cartão Prato Cheio, fornecido a aproximadamente 40 mil famílias no DF, e o Programa Cartão Gás, instituído no último mês de agosto.
Os preços em alta precisa ter um dispositivo para ajudar a população. Ibaneis também destacou que há a possibilidade de aumentar o recurso disponibilizado benefício, hoje fornecido a cada dois meses no total de R$ 100.
Ibaneis avisou que “se o botijão de gás subir, nós vamos colocar mais recursos para que as pessoas possam comprar pelo menos um botijão de gás a cada 2 meses”.
A secretária de Justiça e Cidadania (Sejus), Marcela Passamani, participou da inauguração do Cras e ressaltou que como secretária faz o papel de aproximar do cidadão todos os seus direitos e mostrar para população que “estamos aqui trabalhando por todos vocês”.
“Hoje é o segundo Cras que a gente inaugura no espaço Céu das Artes. Inauguramos no Sol Nascente. Agora a gente está trazendo para o Recanto das Emas. Trabalhos unidos para poder aproximar os serviços do Estado para todos vocês. Esse é o nosso papel, enquanto Governo.”
Segundo dados do GDF, o Recanto das Emas tem a terceira maior demanda da população por atendimento de assistência social, atrás apenas de Samambaia Sul e P Sul, em Ceilândia.
Participaram do evento o o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, o deputado federal Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos) entre outras autoridades. Fotos: Renato Alves / Agência Brasília