A oitava Unidade Básica de Saúde inaugurada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no Distrito Federal aconteceu, nesta manhã de segunda (25), na Vila Buritizinho, em Sobradinho II. Vale ressaltar que ainda serão concluídas mais duas dessas unidades neste ano no DF
Foram realizadas obras importantes em Sobradinho II, apesar das dificuldades provocadas pela pandemia do Covi-19, tais como 8km de calçadas, sete PECs e a instalação de lâmpadas LEDs em 80% das vias públicas da cidade, entre outras.
Em pronunciamento, Ibaneis Rocha destacou que tem realizado trabalho com a Câmara Legislativa do Distrito Federal pensando no povo, que trabalha olhando para a população. Ele também enfatizou a alegria de estar em uma agenda especial. “É muito bom levantar numa segunda-feira e ter como obra, o primeiro compromisso da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde.”
Ele lembrou que quando esteve na região de Buritizinho, em 2018, esteve junto com moradores ao lado de Simone Magalhães, líder comunitária da região e agradeceu o empenho dela durante seu discurso.
Segundo a secretaria da Saúde, 5% dos problemas de saúde do DF são resolvidos pesa UBS. Ibaneis disse que será entregue pessoal capacitado para trabalhar nas UBSs e nas Unidades de Saúde da Família para atendimento em residências para diminuir a quantidade de pessoas nas UBSs e nos hospitais.
Ibaneis Rocha elogiou o secretariado, pontuando que a equipe faz seu trabalho. “O mais difícil num governo é fazer a cidade andar. É fazer a população sentir a presença do governo.” O chefe do Executivo afirmou que na inauguração de uma UBS no Paranoá, o atendimento ocorre para 20 mil famílias e há no Buritizinho cerca de seis mil famílias que agora têm uma UBS de saúde para serem atendidas, para também acolher a população.
Após o período de pandemia que deixou muitas pessoas carentes sem atendimento de saúde adequado, Ibaneis Rocha afirmou que agora é momento de focar a assistência de saúde para essa população mais fragilizada “com carinho e com respeito e é isso que nós temos procurado”. Ele explicou que o ritmo de entregas na área de saúde tem sido acelerado nas últimas semanas com pelo menos uma inauguração desse setor a cada sete dias.
O governador assinalou que no setor habitacional há 3 mil moradias a serem entregues na região de Sobradinho II. “Isso só é possível pelo trabalho de equipe técnica guiada por Wellington junto à Codhab, Terracap que vai possibilitar a entrega dessas moradias”, frisou.
Ele lembrou que viveu grande parte da vida nos condomínios da região de Sobradinho e está consciente do carinho que o povo tem pelo atual mandato. Além disso, conhece as necessidades das pessoas. “Todos trabalhando de forma alegre, feliz, honrada. Fica meu abraço à população de Sobradinho II e aos moradores aqui presentes e todos os representantes da comunidade.
O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, a inauguração da oitava UBS no DF mostra a preocupação do governo Ibaneis Rocha com a saúde da população. A unidade atenderá seis mil famílias, e proporcionará 300 consultas/dia, na parte neurológica, entre outras. A população terá à disposição uma enorme gama de serviços que serão prestados.
“O nosso compromisso da secretaria é manter regularmente, insumos, médicos e enfermeiras para que não haja descontinuidade do que vamos fazer”, ressaltou Pafiadache
.Logo em seguida à cerimônia de inauguração, em entrevista a jornalistas, Ibaneis ressaltou a importância das UBSs e unidades de atendimento das famílias para que a população seja tratada e atendida antes de chegar às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Na visão de Ibaneis é um trabalho de fortalecimento da assistência médica “para que as famílias não precisem chegar às UPAs e hospitais, diminuindo a incidência de pessoas dentro da rede hospitalar”.
Máscaras
Com os índices de transmissão em queda, Ibaneis Rocha afirmou que “já nos dá um horizonte de liberar o uso de máscaras pelo menos em ambientes abertos e aí mais adiante quando atingirmos 70% a 80% de pessoas vacinadas, pensar tudo isso com base técnica, a retirada de máscaras em ambientes fechados”. A expectativa de Ibaneis é de que na primeira quinzena de novembro as máscaras possam ser retiradas pelo menos em ambientes abertos.
Sobre o retorno à educação em tempo integral, o governador do DF acentuou que já é possível que ocorra, “até porque as crianças já estão indo às aulas semana sim, semana não”. Ele também enfatizou que se vive hoje um problema sério de evasão escolar, exatamente, pela falta de contado das turmas dentro das salas de aula.
Estiveram presentes, o secretário da Saúde, Manoel Pafiadache, o secretário de Governo, José Humberto, secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, presidente da Codhab, Wellington Luiz Silva, presidente da Novacap, Fernando Leite, deputada federal Celina Leão, o deputado federal Julio Cesar, administrador Regional de Sobradinho II, Osmar Felício, a liderança local Simone Magalhães, que atua na área habitacional entre outras autoridades.
Fotos: Renato Alves / Agência Brasília