Em agenda com empresários de Santa Maria-DF, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tomou café da amanhã, nesta terça (23), mas o tema central foi colaboração com o setor produtivo. Segundo ele, o Governo do Distrito Federal tem-se empenhado para além de dar suporte ao importante setor, também fomentar o emprego.
Ibaneis informou que o Banco Regional de Brasília, emprestou R$ 4 bilhões para tanto. O evento ocorreu na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (ADSAM) Mistério Madureira em Santa Maria-DF. O presidente da Câmara do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB), também participou do evento. “Eu tenho um compromisso com os empresários e vamos trabalhar juntos para fortalecer nossa economia e gerar mais empregos”, disse Prudente.
Primeiramente, o governador abordou a situação do setor religioso, ressaltando que houve ações pontuais importantes.
“Temos tratado, com todo respeito, da questão da regularização e isto nos remete a um passado muito presente. É bom que a gente lembre essas coisas: até que nós assumíssemos o governo, o setor religioso como um todo no Distrito Federal vivia uma grande crise, uma crise de confiança nos governos que só tentavam trazer prejuízo e dificuldade para as entidades religiosas do Distrito Federal”, recordou Ibaneis.
Ele contou que recentemente viabilizou a entrega da escritura pública da Igreja Rainha da Paz. “Tinha 30 anos que aguardava sua regularização. E assim tem acontecido com inúmeros tempos no Distrito Federal. Não só na questão da regularização, mas também na questão de dar condições para que essas igrejas, todas elas, tenham condições de se regularizar porque nós sabemos das dificuldades financeiras pelas quais passam as entidades no Distrito Federal.”
Ibaneis Rocha lembrou que um projeto foi trabalhado em conjunto com três partes em sintonia a Casa Civil, Terracap e Câmara Legislativa. “Meus agradecimentos a todos os deputados distritais – que possibilitasse às igrejas do Distrito Federal a sua regularização plena. Isso é um marco na história dessa cidade que viu, há bem pouco tempo, igrejas sendo demolidas. Ao invés de serem construídas, eram demolidas por um governo que tem pouquíssimo tempo que faz questão se ser esquecido e nós fazemos questão de esquecê-lo”, enfatizou o governador.
Pró-DF
Em relação às ações junto aos empresários, Ibaneis Rocha destacou a realização reunião feita pela Associação Comercial no Riacho Fundo I. Foi detectado falta de confiança no programa de desenvolvimento do Pró-DF, que já foi chamado de “pró-problema”. Mas a situação mudou de figura.
“Conseguimos regularizar todo esse Pró-DF, com o trabalho intenso de pessoas capacitadas, que deram condições para que o setor produtivo do Distrito Federal tivesse segurança. E aí nós contamos com um trabalho feito em conjunto desde a retirada da antiga Difal”, destacou.
Além disso, em parceria com a CLDF foi possível a aprovação do Refis, que “foi um sucesso, que recuperou inúmeras empresas e criamos, ao longo de 2019 e 2020, mesmo com a pandemia, todas as condições econômicas para que as empresa do DF voltassem a empregar e voltassem a crescer”.
BRB
Durante pronunciamento, Ibaneis enfatizou o trabalho desenvolvido pelo Banco Regional de Brasília (BRB), que disponibilizou em empréstimo, mais de R$ 4 bilhões para os empresários como um todo, ao longo da pandemia do Covid-19.
“Isso tudo para que não deixássemos a cidade cair no descrédito. As dificuldades vieram por conta da doença, da pandemia, mas não pela falta de apoio desse nosso governo. Em todas as áreas esse governo trabalhou para apoiar os empresários, o setor produtivo, porque nós sabemos que é com ele que se gera emprego. Governo não gera emprego pra ninguém. Governo gera cabide de emprego, quem gera emprego é setor produtivo”, declarou o chefe do executivo.
Ibaneis também lembrou que a ausência de governo foi bastante prejudicial ao longo dos últimos tempos. E que, agora, “o clima das pessoas é de alegria. Porque é verdade: há dez anos não tínhamos um governador nessa cidade; há dez anos não tínhamos ninguém que quisesse trabalhar pelo povo. Eram políticos de cabide, que viviam dentro de seus gabinetes que pouco se importavam com a população dessa cidade.”
Ele reforçou que o trabalho é desenvolvido em todas as cidades do DF. “Obras estão sendo feitas a serem entregues em todas elas, com a apoio de todos os deputados de nossa base. E esse ano é que vai ser o ano da realização, porque mesmo com todas as dificuldades nos criamos condições de gerar desenvolvimento no DF.”
Na visão de Ibaneis Rocha em 2021 a esperança é que seja um ano de “todos com trabalho”, assim como “as melhores condições econômicas, e aqui em Santa Maria essas condições se mostram mais reais ainda, por conta do polo JK que também ficou abandonado nos governos anteriores e que agora tem todas as obras sendo entregues. Isso vai gerar emprego para a população de Santa Maria”.
“O Polo JK está aqui funcionando, ligando a rede de energia que não existia, terminando o asfaltamento terminando tudo que é para as empresas se instalarem e elas estão vindo para Brasília. É isso que nós precisamos: trabalhar, trabalhar e trabalhar com muita força. Porque Deus recompensa o trabalho, quem cedo madruga e entrega trabalho a sua comunidade.”
Além do trabalho sempre integrado entre as empresas do GDF, os secretários de governo e a CLDF, a bancada federal, Ibaneis frisou que a deputada federal Flávia Arruda (PL) está na comissão do Orçamento e a perspectivas são muito boas.
“Estamos todos juntos para continuar essa luta porque Brasília precisa de muito mais. E agora com (a deputada) Flávia (Arruda) nessa comissão de Orçamento o que não vai nos faltar é recurso. A cobrança é grande, o trabalho foi muito grande pra gente colocar você lá. Então agora vem o resultado. E nós vamos trabalhar por isso juntos, dando apoio a nossa deputada, a nossa bancada então eu tenho certeza que o resultado vem sim. Então muito obrigado a todos e a todas e que Deus ilumine a semana de cada um de vocês.”