Unidade do Lago Sul ganha reforma completa, com foco em tecnologia, acessibilidade e proteção a vítimas de violência
O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou nesta semana a nova sede da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), totalmente modernizada após um investimento de R$ 4,9 milhões. A reinauguração contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, que ressaltou o compromisso da gestão com a valorização das forças de segurança e a recuperação da infraestrutura.
“Reabrimos todas as delegacias para funcionamento 24 horas e seguimos ampliando as condições de trabalho e atendimento à população”, destacou Ibaneis, lembrando das recentes nomeações de policiais e dos investimentos em concursos públicos.
A vice-governadora Celina Leão também celebrou a entrega, ressaltando o impacto social: “A criação de uma sala especial de acolhimento para crianças e vítimas de violência doméstica é um avanço crucial, especialmente neste Agosto Lilás”.
A nova unidade foi ampliada em mais de 60% da área construída e agora conta com salas de oitivas audiovisuais, espaço exclusivo para mulheres vítimas de violência, ambientes adaptados para pessoas com deficiência, climatização em todos os setores e áreas específicas para advogados, policiais e custodiados.
Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a entrega reforça o papel do DF como referência nacional: “O governo Ibaneis preza pelas estruturas adequadas para suas corporações. O DF é exemplo para o resto do país — nossos índices criminais estão muito reduzidos”.
Nos últimos anos, o GDF reformou e inaugurou diversas unidades, como a 35ª DP em Sobradinho II, a 9ª DP no Lago Norte, além da nova sede do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Pesquisa de DNA Forense. Entre 2019 e 2025, foram 1.374 nomeações na Polícia Civil, reforçando o efetivo e ampliando a capacidade de atendimento à população.

Com informações Agência Brasília