Ibaneis entrega Carteira Nacional do Artesão para 200 profissionais do setor

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entregou a 200 profissionais a Carteira Nacional do Artesão, nesta terça (26), no Palácio do Buriti

 

Trata-se de um documento gratuito e como o nome já diz válido em território nacional, que efetiva a formalização da atividade artesanal. Além disso, possibilita ter direiro a cursos de capacitação, realização de feiras e eventos tanto nacionais quanto internacionais.

A entrega foi feita pelo governador Ibaneis Rocha, durante cerimônia no Buriti. Durante pronunciamento, o chefe do executivo enfatizou que “a carteira é um símbolo de demonstração e reconhecimento pelo que vocês produzem para o Distrito Federal”. Inclusive o governador propôs que seja realizada uma exposição com acervos produzidos pelos artesãos no próprio Palácio do Buriti.

Atualmente, estão registrados 12,4 mil artesãos registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, sendo 4.557 desse total com carteiras ativas. Esses registraram faturamento de R$ 1,7 milhão entre janeiro de 2019 e setembro de 2021. Vale ressaltar que o grupo fomentou a economia criativa do DF em 104 eventos, incluindo rotas comerciais e lojas colaborativas. Daí a necessidade de haver um reconhecimento dos artesãos

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, que participou do evento, explica o reconhecimento de Ibaneis Rocha para dar espaço e condições de trabalho para a categoria dos artesãos.

“O governador incentiva para que a gente faça a diferença na vida dessas pessoas. Que levem esses talentos a vários lugares, dando a elas a chance de comercializar e produzir em escala”, pontuou Vanessa Mendonça.

É a secretaria de Turismo a responsável por cuidar do artesanato no DF. Por meio da Lei nº 6.924, de 29 de julho de 2021, passou-se a ter um programa local específico para desenvolver, qualificar e promover a atividade como instrumento de trabalho e empreendedorismo.

A artesã Idalete Silva, a dona Dadá, que é a presidente do Instituto Maria do Barro, em Planaltina, foi contemplada com o documento de suma importância. Para ela, a carteira é o passaporte para a participação em feiras e exposições. “Com ela, agora, poderemos mostrar nosso trabalho do coletivo de mulheres, aumentando nossas vendas e gerando mais renda a essas 32 famílias que vivem do artesanato”, comemorou dona Dadá.

O Instituto Maria do Barro conta com 32 mulheres que não podiam participar de exposições e feiras representadas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Agora, todas elas vão poder mostrar seus trabalhos em várias exposições de artesanato.

Estiveram presentes, o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), a secretária da Mulher, Erika Filippelli, secretário de Governo, José Humberto Pires, deputado distrital, Cláudio Abrantes (PDT) entre outras autoridades e artesãos.

Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília 

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...