Documentação garante segurança jurídica aos empresários e deve gerar mais empregos e renda para a região
O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou nesta segunda-feira (17), 50 escrituras e contratos dos programas Pró-DF e Desenvolve-DF em uma solenidade no Salão Branco do Palácio do Buriti. A documentação garante segurança jurídica aos empresários e os incentiva a expandir os negócios, com aumento nas contratações e na geração de renda. Os documentos se referem a lotes da Terracap em várias cidades do Distrito Federal. As certificações foram destinadas a empresas que estão funcionando e gerando empregos dentro do Pró-DF, e também àquelas que construirão sedes ou filiais pelo local.
O governador Ibaneis Rocha destacou que as entregas se tornaram possíveis devido à revisão e aperfeiçoamento do processo de regularização, em 2019. Segundo ele, as mudanças na lei e no fluxo de gestão permitiram a celebração de 390 novas escrituras, contratos e termos aditivos referentes aos programas desde então, além da repactuação de cerca de R$ 4 milhões em dívidas antigas das empresas integrantes dos programas. A expectativa é entregar cada vez mais contratos e escrituras, contemplando todo o setor empresarial. O presidente da Terracap, Izídio Santos, afirmou que a regularização facilita a concessão de empréstimos e outras formas de investimento.

Para os empresários contemplados, a legalização dos imóveis traz mais segurança e oportunidades de investimento. Ronildo Gomes, empresário do setor automotivo, esperava pela escritura há mais de três décadas e afirma que a luta pela legalidade prejudicava a expansão do negócio. Marco Augusto Resende, empresário do setor de eventos, afirma que ter um local legalizado e com apoio do governo é o primeiro passo para qualquer empresa crescer. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destacou que a regularização dos imóveis facilita a concessão de empréstimos e outras formas de investimento.
