Ibaneis encaminha pedido para prorrogação do estado de calamidade pública à CLDF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Agência Brasília

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, encaminhou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) minuta de Decreto Legislativo que prorroga até 30 de junho de 2021 estado de calamidade pública. A solicitação se faz necessária em decorrência dos efeitos da Covid-19.

O estado de calamidade é reconhecido em lei e previsto para estados e municípios.

Com a situação de emergência, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos podem fazer compras emergenciais, sem licitação, para combater queimadas. Entenda a diferença:

Desastre: o decreto define o termo como o “resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais”.

Situação de emergência: o termo é definido como uma “situação anormal, provocada por desastres” e que comprometa parcialmente a capacidade de resposta do poder público local.

O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.

Caráter de urgência

Estado de calamidade pública: mais grave que a situação de emergência, pode ser decretado quando o desastre é grande o suficiente para comprometer totalmente a capacidade de resposta do poder público local.

Nestes casos, a União pode definir a intervenção da Força Nacional para auxiliar no controle de danos.

A solicitação à CLDF para que aprove o pedido de calamidade pública foi encaminhado em caráter de urgência.

“Considerando que a matéria necessita de apreciação com a máxima brevidade, solicito, com fundamento do art. 73 da Lei Orgânica do Distrito Federal, que a presente proposição seja apreciada em regime de urgência”, traz a mensagem assinada por Ibaneis Rocha.

Mais lidas

Sesc DF leva atendimento odontológico ao STF
CLDF garante gratuidade no transporte para...
Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA após l...
...