Governador Ibaneis Rocha e futura governadora Celina Leão lideram iniciativas de sustentabilidade e inovação no transporte urbano de Brasília, com foco na eletromobilidade e infraestrutura
O Distrito Federal avança na transição para a eletromobilidade, consolidando-se como referência nacional em sustentabilidade. Em 2026, o governador Ibaneis Rocha (MDB) passará o comando do DF para Celina Leão, com um legado de inovação no transporte urbano.
O C-Move Brasília 2025, nos dias 19 e 20 de março, será um marco nesse processo, reunindo Celina Leão, autoridades e empresários dos setores de transporte, logística e infraestrutura.
Celina destaca que o DF tem se tornado modelo em mobilidade sustentável. Nos últimos anos, mais de 22 mil veículos elétricos foram emplacados, impulsionados por incentivos do governo e maior conscientização da população.
A infraestrutura de recarga foi ampliada, com mais de 130 eletropostos em locais estratégicos. O GDF também incentiva empresas a investirem na expansão dessa estrutura.
Além da isenção de IPVA para veículos elétricos e híbridos (Lei nº 7.028/2021), o governo tem substituído gradualmente sua frota oficial por modelos elétricos. No transporte público, há planos para ampliar a adoção de ônibus elétricos.
Celina reforça que o DF aposta em energia solar para eletropostos, faixas exclusivas para veículos sustentáveis e modernização das frotas municipais. “O futuro da mobilidade elétrica já começou, e queremos que o DF seja referência”, afirma.