A presença de Caminhão da Tecnologia, com distribuição de 100 computadores para entidades que ajudam pessoas carentes foi bastante bem-vinda pela comunidade de Ceilândia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou a ordem de serviço para a construção da Praça do Metrô, na CNN 2, próximo à Ceilândia Centro, em Ceilândia-DF. Compromisso cumprido para revitalizar mais uma cidade do Distrito Federal.
Ele aproveitou também para lançar o Projeto Caminhão da Tecnologia, que em ação itinerante pelas cidades levará tecnologia para estudantes, com distribuição de computadores. Hoje foram distribuídas 100 máquinas.
Ibaneis explicou que a obra da praça complementa a revitalização da avenida Hélio Prates, por integrar a importante via a todos os estabelecimentos comerciais da região. Para ele, a obra dará mais qualidade de vida à população da cidade.
“Nessa região de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol em torno de 1,2 milhão de pessoas que moram aqui. É um terço da população do DF que precisa ter um olhar para ela toda”, disse o governador, após o evento.
Caminhão da Tecnologia
Ele comentou que o Caminhão da Tecnologia, programa produzido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF, rodará todas as escolas do DF, dando qualificação para as crianças com acesso à tecnologia, pois o mundo é tecnológico. “Através das Reciclotec, eles estão distribuindo em torno de 100 computadores para as instituições de caridade da região para que eles possam ter acesso à comunicação tecnológica. Esse trabalho do Gilvan me encanta e vem desenvolvendo com muito carinho.”
Ibaneis ressaltou que, desde o início do governo, estava programando levar renovação para Ceilândia, a qual, durante muitos anos, não tinha sequer uma obra. “Aqui, quando se fala em uma obra entregue é da época do nosso governador querido governador Joaquim Domingos Roriz. De lá para cá nada mais tinha sido feito na Ceilândia.”
Ele citou que o projeto da avenida Hélio Prates foi destravado pelo governo atual. No entanto, Ibaneis queria fazer mais pela região, que abriga um terço da população do DF.
“Fazemos muito mais aqui na Ceilândia, cuidando da saúde da população, entregamos o Hospital Acoplado, que está funcionando e ajudando a salvar a vidas aqui. Reabrindo o Hospital de Campanha. A Secretaria de Saúde assumiu o hospital. E vai colocar para funcionar o Hospital do Sol, que fica em frente ao Sol Nascente”, detalhou o chefe do executivo.
Ibaneis confirmou que construirá um novo restaurante comunitário próximo à Praça do Metrô.
“Eu quero entregar um Ceilândia revitalizado, onde as pessoas têm o prazer de morar, de viver, de ver nossos espaços. De sentir a presença do governo. Falta isso. Não basta você fazer obras. Investir no lado social na saúde, é sentir a presença do governo”, realçou.
“Estar presente nas escola, como se faz agora com o Caminhão da Tecnologia. Poder andar na cidade e sentir que tem vida na cidade. É isso que nós precisamos, dar vida a essa cidade. E é isso que estamos fazendo”, complementou Ibaneis Rocha.
O secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, idealizador do Wi-Fi Digital, em breve pronunciamento, cumprimentou Dona Aidê, líder comunitária, que possui Instituto Aidê Araújo, em Ceilândia, cujo trabalho social abastece de alimentos aos ceilandenses mais necessitados, bem como o deputado distrital Guarda Jânio, “incansável, que está em todos os cantos”.
Máximo destacou que Ibaneis Rocha é o primeiro governador eleito que nasceu em Brasília. O Caminhão da Tecnologia irá capacitar 8 mil jovens para as profissões do futuro. Serão sete cursos que alunos farão no caminhão, que percorrerá as escolas, levando oportunidade aqueles que não tem e não tiveram acesso à tecnologia.
“Esses jovens jamais teriam oportunidade de ter acesso a uma impressora 3 D. Mas aqui, com esse governador que se preocupa com o social, porque isso aqui é mais do que inclusão digital, é inclusão social, para as pessoas que mais precisam”, acentuou Máximo.
O secretário informou que foram entregues 100 computadores reciclados na primeira Usina de Reciclagem de Lixo Eletrônico da América Latina. São doações para as pessoas e alunos que precisam das máquinas.
“Isso tudo se dá graças a esse governador, esse homem que ama as pessoas, que não é de fachada. Ele ama estar no meio do povo. É um governo de 1.400 obras, do Cartão Prato Cheio, do Vale Gás. E agora é o governo da inclusão digital, que tem laboratório de robótica nos quatro cantos dessa cidade.”
A Secretaria de Ciência, Tecnologia de Inovação, segundo Máximo, deixa um legado para as pessoas que mais precisam, que mais necessitam de governo. “Temos um professor que nos cobra dia e noite, que diz, cuide do povo porque sem o povo não somos nada. Esse é o líder que tenho orgulho. Não adiante ter bravata, porque aqui não adianta. É um governo firme que o povo está com ele”, completou o secretário.
Duas crianças receberam das mãos do governador Ibaneis Rocha, simbolicamente, dois computadores. O Joaquim Cassiano, pela Associação Casa de Israel, recebeu a primeira unidade doada pelo Programa Reciclotec. E o Rafael dos Santos Ferreira, pela Fundação Universo Solidário, recebeu o segundo computador.
Início do projeto da Praça do Metrô
Para se chegar à assinatura da ordem de serviço, o projeto de construção da Praça do Metrô, que não saía da gaveta desde a 2017, agora será concluído nessa gestão Ibaneis Rocha.
“O projeto foi desenvolvido pela Seduh, com a participação da Novacap na fase de orçamentação, documentação para licitação, efetivação da licitação em si e contratação da empresa vencedora”, disse o diretor de Edificações da Novacap, Rubens Oliveira, representando o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.
Números e realização de um sonho
A obra sairá ao custo de R$ 2,7 milhões, com recursos todos empenhados no ano passado. Com garantia de conclusão da obra nesse ano. O prazo é de 150 dias para a conclusão. “É uma praça de interligação e acesso dos comércios com integração ônibus-Metrô, e comércio Metrô. Será construída uma praça elevada, com piso de concreto polido, muita plantação de árvores e arbustos.”
Além disso, serão instaladas árvores ornamentais metálicas, onde se poderão fazer decorações para eventos específicos. A praça receberá feiras e eventos temporários. Será criado um novo estacionamento para cerca de 100 vagas.
Ações em todas as frentes
O secretário de Governo, José Humberto, ressaltou que tanto Máximo, quanto o governador Ibaneis Rocha, “estão atacando em todas as frentes”. Toda a cidade é revitalizada e renovando Brasília. “O senhor, governador, tem preocupação com obras, com o social, com a saúde, com as pessoas e esse é o diferencial do DF. Cuidar das pessoas. Essa praça é esperada há mais de 20 anos”, pontuou Humberto.
Ele sugeriu um estudo para construção de um restaurante comunitário, idealizado pelo governador Ibaneis Rocha, próximo ao local onde ficará a praça.
“Fazer um restaurante comunitário novo na Ceilândia, porque aquele do Centro está muito ruim. E, hoje, o senhor está vindo aqui para dar início às obras da praça, onde passam mais de 100 mil pessoas por dia. E precisa estar urbanizado para todos.”
Reivindicação antiga
O administrador regional de Ceilândia, delegado Fernando Fernandes, afirmou que a reivindicação é antiga para a obra da praça do Metrô. Além disso, acentuo que quando a obra estiver pronta proporcionará a valorização dos imóveis da região. Ele lembrou que destinou emendas parlamentares para essa obra, em 2019, enquanto parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Em relação ao Caminhão da Tecnologia, ele ressaltou a presença de dois veículos trazendo oportunidade de capacitação profissional para jovens de 16 a 18 anos gerando emprego, renda e dignidade e oportunidade para as famílias mais carentes. “É um gol de placa de Gilvan juntamente com nosso grande técnico Ibaneis Rocha”, completou.
O deputado distrital Guarda Jânio (PROS), afirmou ao microfone que Ibaneis Rocha é “um trator em obras, só não enxerga quem não quer ver, já foram mais de 1.400 obras em todos os locais da cidade”.
Ele citou a avenida Hélio Prates, o túnel em Taguatinga, o viaduto do Recanto das Emas, a regularização dos Becos de Ceilândia e da regularização do Sol Nascente e Pôr do Sol. “mais vai vir muito mais”.
Guarda Jânio disse que Praça do Metrô é um sonho, desde quando começou a campanha política há mais de 22 anos.
Covid-19
Ao final do evento, o governador Ibaneis Rocha concedeu entrevista. Questionado sobre se havia programação para o GDF efetuar novas restrições, Ibaneis reconheceu que a população não aguenta mais ações desse tipo. “Temos que fortalecer do lado da Saúde com a abertura de novos leitos e a questão da vacinação tanto de adultos, quanto de crianças. E a gente condições de fechar aquilo que tem condições de fechar, causando menos impacto na vida da população.”
O GDF restringiu o funcionamento de casas de shows, além dos eventos esportivos para evitar aglomerações dentro dos estádios.
“A gente espera ter que fechar o mínimo possível. Graças a Deus, nesses últimos três, quatro dias as taxas vêm caindo e esperamos que elas caiam muito mais até o dia 15 de fevereiro para que possamos voltar à normalidade dentro dos nossos hospitais e na vida da população do DF.”
Fotos: Renato Alves / Agência Brasília e Tudo Ok Notícias