Chefe do Buriti, Ibaneis Rocha, cria divisão de combate ao extremismo na Polícia Civil do DF
O governador Ibaneis Rocha oficializou, nesta quinta-feira (21), a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O decreto foi assinado em cerimônia com autoridades como o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, e o delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho.
A nova unidade visa prevenir e combater atos extremistas, como o recente atentado na Praça dos Três Poderes. Composta por 25 profissionais, incluindo delegados, a Dpcev contará com seções especializadas em análise técnica, investigação cibernética e operações.
“A Dpcev reforça nossa responsabilidade com os três milhões de habitantes e com as instituições diplomáticas do DF. A Polícia Civil fará um trabalho preventivo e combativo exemplar”, destacou Ibaneis Rocha.
A iniciativa, vinculada ao Departamento de Inteligência da PCDF, também prevê parcerias com a população por meio de denúncias e capacitação de agentes, incluindo treinamentos no exterior. “Não podemos permitir que atos extremistas coloquem em risco a democracia e a integridade da sociedade”, afirmou José Werick.
Com informações Agência Brasília