O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires na manhã desta terça-feira (25) e se aproxima da meta de alcançar 13 UPAs construídas no DF
Ibaneis lembrou que no início do governo uma das prioridades já era a busca pela melhoria da Saúde do Distrito Federal.
“Saímos de seis UPAS e vamos chegar a 13 UPAs. Mais do que dobramos a capacidade de atendimento. Cada UPA atendendo 4.500 pessoas. São 30 mil atendimentos a mais de famílias do DF.”
Ele citou também o avanço quanto à quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Hoje o DF possui 28 UBSs distribuídas pelo DF. O governador observou que não é fácil. E porque “chegamos a terceira onda da pandemia”.
“Ninguém aguenta mais isso. Tem hora que você levanta e você vê a quantidade de problemas, a quantidade de pessoas internadas e pergunta a Deus, por que é que estamos passando por tanta provação? Será que eram necessários tanto sofrimento, tantas vítimas, falecimentos, pessoas doentes num período tão curto. Temos que pedir a Deus que acabe com essas ondas”, desabafou o chefe do executivo.
Há dois meses, segundo Ibaneis, ele discutia com o secretário se Saúde, Manoel Pafiadache sobre a remobilização das cirurgias eletivas. “Hoje temos que remobilizar os leitos de UTI para atender as pessoas que estão com Covid. É muita coisa e é muito difícil”.
Ibaneis enfatizou que todos os dirigentes da Saúde, e vinculados ao GDF sabem o que ele está falando. “Mas nós esperamos que tudo isso um dia passe.”
“Já melhorou muito. A vacinação veio nos ajudar e ajudar bastante. Estamos vacinando as nossas crianças. E estamos em primeiro lugar na vacinação infantil”, ressaltou.
Entregar cidade pronta
Quanto à questão de moradia em Vicente Pires, Ibaneis afirmou que foi necessário unir e ganhar a confiança da população. “Muitos não acreditavam mais nas falas dos políticos que aqui pisavam. Agora, eu tenho certeza de que os que estão aqui e os que compraram suas residências estão bem e felizes. Vamos continuar trabalho esse ano todo para entregar essa cidade toda pronta. Sem deixar faltar nada.”
Ibaneis complementou dizendo o trabalho é feito “para depois poder afirmar que “encontramos uma cidade constituída, mas construímos vidas de pessoas e transformamos vidas e coração e de coração bem melhores que nos encontramos”.
Ele destacou que será construída uma UBS no segundo semestre para atender a população da região de Vicente Pires. “A gente, não só entrega, a gente promete. A UBS já está com o projeto pronto, vai ser licitada ainda este ano.”
Homenagem a quem trabalha
O secretário de Governo do DF, José Humberto, destacou que uma UPA não nasce e, sim, é planejado, construído.
“São pessoas que trabalham e precisam ser reconhecidas. Estou usando a palavra para reconhecer o esforço e o trabalho de cada um que fez isso aqui acontecer. Primeiro, o governador Ibaneis. Segundo, as nossas deputadas, ministra Flávia e Celina que colocaram o dinheiro. Todos nossos secretários de Saúde, o IGES, administração regional”, disse Humberto, agradecendo especialmente o administrador regional de Vicente Pires, Daniel de Castro.
Humberto também lembrou de todos os trabalhadores que atuaram na construção da UPA. “Pessoal da Novacap, o Ralf e a equipe toda, o pessoal do IGES, que trabalhamos a noite toda, testando os equipamentos. Eu quero fazer um agradecimento especial para a Neo Energia, o pessoal trabalhou a noite inteirinha para a UPA poder ser inaugurada”, concluiu.
O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, afirmou que na UPA há salas amarela, vermelha e verde, laboratório e insumos e já a partir das 14h a UPA está funcionando. Para atendimento de 4.500 pessoas por mês.
As entregas por parte do governador Ibaneis Rocha foram enaltecidas pelo secretário de Saúde. Além da inauguração da UPA de Vicente Pires, nesta quarta-feira (26) será a reinauguração de um hospital na cidade do Sol Nascente com 60 leitos. “É agradecer, porque sem esse apoio que a gente recebe é muito difícil levar a saúde da maneira que a gente precisa levar”, disse Pafiadache.
“Governador, pode ter certeza de que o que o senhor está fazendo a diferença. A gente está sentindo como gestor da Saúde, principalmente na área da pandemia. Estamos aí, bem com vacina, sempre pedindo para os adultos levarem as crianças para vacinar. É fundamental termos uma cobertura vacinal nesse momento que estamos vivendo. Governador, sem o apoio do senhor seria muito difícil fazer o que fazemos na Saúde”, complementou o secretário da Saúde.
A deputada federal Celina Leão (PP-DF) afirmou que a saída do administrador Daniel deixa um legado, trabalho consolidado e uma equipe eficiente.
“O governador Ibaneis é um homem abençoado por Deus, porque ele teve a sabedoria de escolher as pessoas. E essa equipe maravilhosa que está aqui e faz parte do nosso governo, secretários que estão fazendo as transformações nas cidades. O povo fica com a expectativa da continuidade do governo Ibaneis”, ressaltou Celina Leão.
Leão ainda destacou a importância do trabalho da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), “Hermeto, Jorge Vianna, Fernando Fernandes, a Maria Antônia, toda a nossa CLDF que dá suporte para o governador. Por que o que vai ter esse ano é ataque político sem base nenhuma.
Ela criticou a imprensa que não dá destaque às entregas. “Será que a imprensa tem coragem de falar que teve um governador, que teve coragem de fazer? Ao invés de vir aqui fazer a cobertura e falar que está faltando um médico, ou falando que a porta está quebrada. Por que que não dá notícia boa? Nós não podemos deixar Brasília ao abandono novamente.
A parlamentar afirmou que o governador Ibaneis fez o que nenhum outro governador fez, “durante muitos anos que eu estive como deputada distrital. É por isso que eu lhe apoio, faço trabalho para o senhor”. Segundo ela, os governadores “eram preguiçosos e não tinham coragem para governar”.
Celina pediu para que a população de Vicente Pires divulgue as ações do GDF, lembrando que a cidade estava abandonada. “É um governo comprometido com a cidade e com população, que cuida das pessoas.”
A ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, agradeceu “ao olhar de Ibaneis Rocha à cidade porque todos sabem o quando esquecida ela foi. De acordo com Flávia, os ataques políticos existirão nesse ano de eleição.
“Quem tem trabalho, prestação de serviço, comprometimento e quer fazer não se abate com qualquer pancada que venha, não. “Eu, governador, estou do seu lado e pronta para o embate”, disse a ministra. “Quero avisar que não tenho medo e pancada, já levei muita, porque eu tenho Deus e os amigos perto de mim, que nunca me abandonaram, da vida pública e do dia a dia”, frisou.
“Minha amiga, Celina, nós vamos para a guerra juntas, todos estaremos juntos porque a gente quer que Brasília seja a Capital da esperança, fique como está hoje, cheia de obras e que as pessoas sejam felizes de morar aqui. Esse é o nosso propósito, porque juntos, vamos conseguir transformar essa cidade nos que vocês merecem”, complementou Flávia Arruda.
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília