Quase 1.400 escrituras foram entregues fruto do esforço conjunto de parlamentares, Terracap, Seduh, Codhab sob a batuta do governador Ibaneis Rocha
Nesta manhã de quinta-feira (22) o governador do Distrito Federal realizou a entrega de 1.380 escrituras da Vila São José em Brazlândia.
Durante cerimônia realizada na cidade, nesta manhã, moradores receberam, sem custos, as escrituras públicas definitivas registradas em cartório de imóveis. É a concretização de um sonho e ao mesmo tempo a transferência definitiva do bem para moradores da Vila São José.
“O que vocês recebem hoje é um documento definitivo e que pode ser passado a seus filhos porque esse realmente reconhece que ele é de vocês”, disse o governador Ibaneis Rocha antes de anunciar mais obras de infraestrutura para a região.
O governador também aproveitou para anunciar a licitação para um novo terminal rodoviário, o chefe do Executivo citou um projeto para ampliar a oferta de moradias populares.
Ibaneis discorreu sobre o trabalho de expansão de Brazlândia. “Estamos encaminhando mais duas áreas para regularização para que a gente possa fazer uma expansão de Brazlândia”, disse.
“Há muito tempo não se tem uma área em Brazlândia com habitação popular e nós estamos criando agora duas novas áreas, onde nós queremos colocar pelo menos seis mil famílias morando aqui”, completou.
O presidente da Codhab, Wellinton Luiz, afirmou em durante a cerimônia que o governo Ibaneis Rocha está aí para atender os anseios da população. “São 20 anos esperando, isso é uma vergonha e a diferença que esse é documento definitivo. Não é aquele documento, aquela fraude que foi entregue à população. Essa é a grande diferença.”
Luiz contou que as dificuldades foram superadas e lembrou que no final o ano passado não havia mais recursos e o “secretário André Clemente liberou recursos para que 1.400 escrituras fossem entregues gratuitamente para as famílias, além de ser depois de 20 anos é de forma gratuita”.
De acordo com o cronograma do processo de regularização, até domingo (25), o governo vai entregar todas as 1.380 escrituras.
Já há algumas famílias que estão com o documento definitivo em mãos, como a de Lúcia Lina Pereira Vieira.
“Me sinto honrada em receber a escritura do meu lote. É o que tenho para deixar para os meus filhos. É um privilégio saber que não esqueceram da gente. Assim como em outros lugares [as escrituras], nós também vamos receber a nossa”, comemorou Lúcia Lina.
Certidão de nascimento da casa
Para o presidente da Codhab é mais um compromisso do governador Ibaneis Rocha depois de décadas que essas famílias aguardam. Ele reforçou que “por determinação do governador, há a gratuidade, com a ajuda do secretário Mateus Oliveira para que a gente pudesse chegar num momento como hoje”.
“Essas famílias estão de parabéns, é um sonho que está sendo realizado. É muito importante ter a sua casa. E a certidão de nascimento da sua casa. Hoje o que a gente consegue é exatamente isso, realizar por completo o sonho dessas pessoas, por orientação e determinação do chefe do executivo, Dr. Ibaneis Rocha.
Mateus Leandro de Oliveira, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), afirmou que a entrega de escrituras ocorre num momento que vem coroar o trabalho de anos, desde janeiro de 2019, sob a gestão do governador Ibaneis. “Os órgãos vêm trabalhando de forma muito integrada para chegar nesse momento. A Sedur vem fazendo um trabalho de acelerar as aprovações e regularização fundiária. Também possibilitar que a Codhab chegue com seu projeto, a tão sonhada escritura.”
Oliveira lembrou que o resultado é do trabalho em conjunto de outras secretarias e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Ele explicou que a área onde estão as habitações é uma Área de Regularização de Interesse Social (Aris), e desde 2009 já tinha sido definida pelo PDOT, faltava esforço da Terracap, proprietária da área, da Codhab, responsável pela regularização de interesse social e a Sedur pela aprovação dos projetos. E trâmites para se chegar ao decreto do governador que foi aprovado em 2019.
Oliveira informou que no bojo da regularização há a complementação da infraestrutura com uma série de benefícios para toda a população.
Moradores e as casas próprias
Dona Lucia Pereira Vieira, 56 anos, do lar, que tem esposo, Franceli Vieira Teixeira, e dois filho contou que foi muito difícil para comprar o imóvel. Para ela a Vila São José representa é próximo da parada, tem muitos benefícios, “é uma dádiva de Deus para mim”.
Lúcia afirmou ainda que o sentimento é de alívio e alegria. “Com a escritura na mão é melhor do que ficar como a gente estava”.
“É mais um privilégio nosso, saber que não esqueceram da gente, como em outros lugares entregaram as escrituras, nós vamos receber a nossa e positivamente. Agradeço a Deus que saiu”, disse.
Anelice Francisca dos Santos, mãe solteira, do lar, afirmou emocionada que sempre sonhou em ter moradia própria. “Eu não tinha nem esperança mais de sair a escritura. Deus abençoou, fui a primeira a ganhar o lote.”
Segundo ela, o governo deu o lote já capinado, teve três meses para construir o imóvel. Não tinha asfalto, não passava ônibus próximo.
“E hoje tudo mundo foi morando deixando de pagar aluguel. E hoje esta uma cidade maravilhosa, me orgulho de estar aqui, tem ônibus praticamente na porta. Tem quadra de futebol, colocam colégio perto, tem posto de saúde. Só tenho muito a agradecer a Deus e ao governador Ibaneis Rocha”, disse acrescentando que foi a “maior graça”.
“É o maior prazer estar aqui, saber que eu vou receber minha bênção na mão do próprio governador. Eu tenho orgulho mesmo, eu gosto de mais do governador, oro todo dia pela nação por ele. Eu estou muito feliz mesmo”, concluiu Anelice.
Infraestrutura concluída e equipamentos públicos instalados fazem parte da nova realidade dos moradores da Vila São Jose. Em 2019 a região foi pavimentada, construída rede de drenagem pluvial, troca de lâmpadas da iluminação pública por LED.
Além disso, os parquinhos infantis foram reformados e fora entregue nova Escola Técnica de Brazlândia. Só o novo estabelecimento e ensino recebeu investimento da ordem de R$ 15,3 milhões, com capacidade para atender 1.440 estudantes da região.
Não perca o fôlego, porque já está em construção a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com 52% da obra executada. Está localizada na Quadra 37, AE 1, e tem previsão de entrega para os próximos meses.
Estiveram prestigiando a cerimônia na Vila São José, o deputados distrital Iolando; ministra da Casa Civil, Flávia Arruda; vice-secretário José Humberto; secretário de Educação, Leandro Cruz; deputada federal Celina Leão (PP-DF); secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras.
Fotos: Renato Alves / Agência Brasília