Ibaneis Rocha (MDB), nesta manhã de terça (1), assinou ordem de serviço de obras do Trecho I, II e III, do Setor Habitacional no Sol Nascente-DF. Ele ligou o motor de uma patrola, marca registrada da gestão governador, já em uso nas obras
Ibaneis Rocha, em pronunciamento, afirmou que andou pelo Sol Nascente e não encontrou uma favela, mas pessoas humildes, mas pessoas boas, de bom coração que nos recebeu com muito carinho. “Naquele momento eu me comprometi que ia transformar em uma cidade. O compromisso eu fiz lá na chácara do José Goudim e que ele seria o primeiro administrador dessa cidade.”
“Ali, assinamos um pacto e esse pacto foi cumprido. Deixou de ser uma favela, e vai deixar pelas minhas mãos e pelas mãos do meu governo de ser uma favela. Vamos urbanizar todo o Sol Nascente-Pôr do Sol. Vamos, juntamente, com a Codhab regularizar todas as moradias dessa cidade”, complementou o governador.
Ele acentuou que locais que sejam abandonados por longo período não transforma da noite para o dia. “Mas ele se transforma pelo olhar dos homens de bem que querem trabalhar”, frisou.
Em seguida, Ibaneis Rocha disse que irá levar para a cidade, unidades do Conselho Tutelar, todas as obras de infraestrutura necessárias para que o lugar seja uma cidade “e possam bater no peito em qualquer lugar de Brasília e dizer “eu moro no Sol Nascente, eu moro no Pôr do Sol, é lá onde eu moro porque lá eu escolhi para morar, esse é o trabalho que nós vamos desenvolver no nosso governo e vocês vão se orgulhar cada dia que passa mais e mais e mais do trabalho que vamos desenvolver aqui.”
“Vocês contam com o meu compromisso de entregar essa cidade, com as obras realizadas e regularizadas para que vocês possam dormir com o documento debaixo do travesseiro e dizer aos seus filhos: ‘esse aqui foi feito por um governo de verdade, por um governo de vergonha, que respeita o povo.’”
Ibaneis, logo após a cerimônia de assinatura das ordens de serviço, ligou o motor de um dos tratores que já estão sendo usados nas obras.
O administrador regional de Sol Nascente, Cláudio Ferreira, ressaltou que no atual governo Ibaneis as obras vêm se sucedendo e melhorando as cidades, assim com Sol Nascente.
“São muitas as lutas e dificuldades, mas com o governador Ibaneis Rocha temos visto o progresso, são obras atrás de obras”, disse Ferreira, agradecendo a confiança do governador no seu trabalho.
Ele atribuiu às demandas e críticas de lideranças a melhora da RA 32 a cada dia.
O secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho, pontuou que nesta terça (1) o Sol Nascente volta a ter as obras do Trecho II, para cumprir mais uma promessa, de investimento em infraestrutura, serviços de drenagem, calçadas, meio fio, finalizando a urbanização do trecho II.
“Trazer mais dignidade ao Sol Nascente. Esse é o nosso compromisso. Vamos em breve voltar aqui anúncios contratações, novas obras, novos investimentos como a região merece”, disse Carvalho.
A deputada federal Celina Leão (PP-DF) afirmou que a cidade foi escolhida para receber o projeto do (ex-jogador) Léo Moura, que é gratuito. Ela lembrou que antigamente Sol Nascente era chamada de maior favela da América Latina, mas “hoje é uma cidade que tem os moradores que respeitam porque o estado a enxerga como uma cidade”.
Além disso ela afirmou que o governador tem dado sentido às cidades do DF trabalhando para possibilitar lazer, esporte e cultura. “O governador inaugura obras todos os dias. É sinal que o governo não tem trabalhado.”
O presidente da Codhab, Wellington Luiz, disse que Sol Nascente será regularizada porque o governador sendo dada a dignidade que população merece. Ele lembrou que no governo passado, quando o povo via trator isso significava dor, sofrimento, desesperança porque era isso que as pessoas sentiam quando ouviam o ronco dos tratores.
“Hoje sabem que a construção determinada por Fernando Leite, por Luciano, vinda pela Codhab para construir casas, estrada, por um governador que trouxe de volta um sentimento chamado esperança que foi arrancado no governo passado”, pontuou Luiz.
Segundo Luiz, hoje é apresentada uma ordem de serviço de 420 unidades. “Estamos entregando daqui a pouco, de mais 100 unidades habitacionais e temos a projeção de 75 mil unidades habitacionais no seu governo, porque é um governo que respeita, gosta do povo e de um governador que veio para devolver ao povo aquilo que o povo merece, carinho e respeito”, frisou.
Em nome da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o presidente Rafael Prudente (MDB) enfatizou que em 2018 caminhava na região do Sol Nascente e recebia várias demandas. Entre elas as mais importantes eram criação da região administrativa do Pôr do Sol-Sol Nascente, com sessão do Câmara Mais Perto de Você, transformando em uma cidade.
“Mesmo com todas as dificuldades, as pessoas se sentem mais amparadas e sabem a quem procurar num momento de dificuldade.”
A outra reivindicação é a infraestrutura, porque segundo Prudente, toda cidade tem que ter asfalto, iluminação, esgoto, águas pluviais. “E é isso que essa população em especial do Pôr do Sol-Sol Nascente, são acostumados e tudo conseguiu debaixo de luta, com muita batalha, acostumados a acordar aqui com tratores, caminhões para derrubar as casas das pessoas.”
Prudente disse que tanto a CLDF quanto o GDF “não trabalham para destruir e, sim, construir e ajudar as pessoas, trazendo dignidade para as pessoas, a infraestrutura para todo o Sol Nascente”. Ele divulgou que as licitações para o Trecho I e Trecho III devem transcorrer nos próximos dias.
O empresário Carlos Tabanez compareceu ao evento e declaro: “O governador Ibaneis Rocha, está trazendo melhorias e cuidando das pessoas. Ele está de parabéns!”, frisou o Incansável
Compareceram ao evento: secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras, secretário do Trabalho Thales Mendes Ferreira; deputado distrital, Fernando Fernandes (Pros); Administrador regional de Ceilândia, Marcelo Piauí entre outras autoridades