Ibaneis assina licença ambiental para regularização do Condomínio Mansões Entre Lagos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Medida visa trazer a legalização e evitar danos ambientais, beneficiando mais de 13 mil moradores e impulsionando o desenvolvimento da região

 

 

O chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha, assinou no último sábado a licença ambiental de instalação corretiva do Condomínio Mansões Entre Lagos – Comel. A medida faz parte dos esforços do Governo do Distrito Federal (GDF) para trazer a regulamentação do solo e evitar danos ambientais na região.

Governador Ibaneis Rocha assinou autorização que regulariza obras de infraestrutura no Condomínio Mansões Entre Lagos. Na foto Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O Condomínio Mansões Entre Lagos é um dos maiores empreendimentos residenciais do Distrito Federal, ocupando uma área de 339 hectares e composto por mais de 2.400 lotes, com capacidade para abrigar cerca de 13 mil moradores, além de 174 prédios comerciais. A concessão da licença ambiental pelo governador Ibaneis Rocha reforça o compromisso do governo com a legalização dos condomínios no Distrito Federal. Rocha ressaltou que, além da licença, serão concedidas escrituras individuais, proporcionando aos moradores a regularização de suas propriedades.

 

O governador destacou ainda o empenho de sua administração em promover o máximo possível de regularizações durante seu mandato, colocando um fim à época de destruição e derrubadas. O objetivo agora é trabalhar pela legalização, garantindo a tranquilidade dos moradores e a posse legal de suas propriedades. O processo de regularização da área está sendo conduzido em paralelo pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e pela Agência de Desenvolvimento (Terracap).

De acordo com o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, algumas áreas, como as de proteção de mananciais e as com solos hidromórficos, devem ser preservadas, juntamente com outras condicionantes ambientais. A licença ambiental emitida estabelece regras para a regularização dos lotes, visando garantir a preservação do meio ambiente na região.

 

Para o síndico do Condomínio Mansões Entre Lagos, Elizeu de Souza, a licença ambiental é um marco que permitirá a retomada das obras de drenagem e pavimentação do condomínio, que estão atualmente paralisadas. Até o momento, foram concluídos 40 quilômetros de asfalto, enquanto outros seis quilômetros ainda aguardam pavimentação. O síndico enfatizou que essa conquista representa mais um passo rumo à regularização fundiária do empreendimento.

 

Moradores antigos, como Vanda Gomes e Edison Alves, comemoram a concessão da licença ambiental. Eles residem no condomínio desde 1994 e destacam que a licença é uma conquista que traz paz e tranquilidade, além de garantir a segurança jurídica de suas propriedades. O casal elogia também outras melhorias realizadas pelo governo, como a instalação de iluminação pública na região e a duplicação da pista DF-250, localizada na entrada do Entre Lagos. Eles acreditam que o governo tem demonstrado uma tendência de acompanhar de perto o desenvolvimento dos loteamentos, seguindo as normas estabelecidas, o que facilita a vida dos moradores e traz mais conforto para a região.

Durante sua gestão, Ibaneis Rocha já entregou diversas obras importantes, incluindo a duplicação da DF-250, um trecho de 5,3 km que beneficia mais de 30 mil motoristas diariamente no Itapoã. Outras realizações incluem a Praça dos Direitos, o estacionamento da Unidade Básica de Saúde 3, a ciclovia da Rota do Cavalo e a Escola Classe 502, com capacidade para até 1,3 mil alunos. Além disso, estão em andamento a construção do Viaduto do Itapoã/Paranoá, a Escola Classe 203 e habitações no Setor Habitacional Itapoã Parque, com mais de 2,5 mil moradias já entregues até o momento.

 

Com informações da Agência Brasília

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...