Ibaneis anuncia 500 cirurgias no Hospital da Criança para fevereiro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou na manhã desta sexta (1º) a realização de 500 cirurgias no Hospital da Criança de Brasília José Alencar para o mês de fevereiro. O número é mais da metade dos 862 procedimentos que estão na fila da unidade de saúde.

Segundo o governador, as cirurgias devem começar a ser feitas no prazo de até dez dias. Estão sendo realizados processos de contratação para que o objetivo seja cumprido. Os insumos já estão disponíveis.

Os recursos que serão usados para a realização dos procedimentos é da Secretaria de Saúde do DF. De acordo com Ibaneis, apesar do custo agora ser maior, o objetivo é melhorar a saúde da capital e, consequentemente, trazer economia.

“Existe uma coisa que as pessoas não entendem: quanto mais tempo você demora com o paciente, mais custo ele dá para a saúde. Nós temos que efetivar esses tratamentos de modo a devolver essas famílias a suas casas, diminuindo o custo”, afirmou o chefe do Executivo. “O objetivo é gastar agora para economizar mais adiante.”

Imbróglio

No ano passado, o Hospital da Criança foi alvo da Justiça do Distrito Federal, com a decisão de tirar o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) da gestão da unidade de saúde. Em janeiro de 2018, o Icipe foi condenado por improbidade administrativa por não preencher os requisitos formais de uma organização social. Em junho, a Justiça do DF manteve o Icipe na gestão do hospital.

Ibaneis comentou os processos do último ano: “a ação do Ministério Público é sempre bem-vinda, mas como forma de fiscalização, de prevenção e ajuste. Não para acabar com o modelo”, declarou o chefe do Executivo. “É muito mais fácil corrigir do que acabar com o modelo. O caminho certo é corrigir, dar transparência e abrir para que todos tenham conhecimento de como são feitas as compras, os gastos, as contratações.”

Inaugurado em novembro de 2011, o Hospital da Criança de Brasília é a unidade de saúde mais bem avaliada da capital, com aprovação de 98,8% dos usuários e 96% de seus funcionários. A unidade de saúde foi construído pela Abrace e doado pelo governo de Brasília.

O hospital atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A administração, no entanto, é feita pelo Icipe, associação de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos.

Hospital do Câncer

Ibaneis anunciou ainda outros projetos de expansão do atendimento da rede pública de saúde do DF. “Temos recursos para a construção do hospital do câncer aqui no Distrito Federal. E vamos fazer o bloco II, com o hospital de doenças raras. Tenho certeza que com essas iniciativas, em parceria com a sociedade civil, vamos conseguir recuperar a saúde das famílias do Distrito Federal.”

Em relação aos R$ 150 milhões que serão destinados à construção do Hospital do Câncer, o governo precisou que entrar com uma liminar para que o repasse dos recursos não fosse cancelado — o que iria ocorrer no fim do ano passado pela Caixa Econômica Federal.

Segundo Ibaneis, faltam apenas os projetos executivos. Profissionais de engenharia e arquitetos já foram contratados pelo GDF para dar prosseguimento ao que ainda precisa ser feito. O prazo para finalização é de 30 dias para que a licitação possa ser lançada.(DP)

Mais lidas

BRB recebe sinal verde da CLDF para criar ...
PCDF investe em supercomputador
CLDF solidária: Doações para o RS
...