Ibaneis antecipa que 70 a 80 mil doses virão na próxima semana do Ministério da Saúde

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O governador garantiu que sábado e domingo haverá vacinação e que toque de recolher surte efeito na queda do índice de transmissão, atualmente, em 0,99

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, informou, nesta quinta (18), que o Ministério da Saúde tem mantido entrega de regularidade toda a semana e tem ampliado o número de doses repassadas. Essa semana foram 60 mil doses o que deu para ampliar as datas de agendamento para pessoas entre 72 e 73 anos.

“Existe uma previsão para semana que vem que (Ministério da Saúde) entreguem 70 a 80 mil doses, o que daria para a gente vacinar o pessoal entre 70 e 71 anos. Daqui para frente, a gente tem que observar que essas faixas etárias vão se ampliando. E a gente tem que ter muito cuidado para que se evitem aglomerações também na vacinação”, sublinhou Ibaneis Rocha.

Aglomeração

O governador também antecipou que neste final de semana haverá vacinação, ou seja, sábado e domingo “para que a gente possa evitar esse tipo de aglomeração”. “Tem fila, mas tem sido rápida a vacinação”, frisou.

“A gente fica muito feliz e sabe da organização e do carinho com que os profissionais da Saúde, da Secretaria da Saúde tratam a população. A gente fica satisfeito e a gente espera que mais doses de vacinas cheguem para que a gente possa imunizar nossa população.”

Odontólogos e farmacêuticos

Ele citou que a partir da próxima semana dará diretriz a um pleito justo pelos profissionais de saúde da área privada, odontólogos e farmacêuticos que trabalham em laboratórios.

“Eu vou destinar um percentual dessas vacinas. Pedi ao secretário que verificasse junto a esses conselhos quantas pessoas são, mas eu quero deixar entre 5 e 10% das vacinas que chegarem para esse grupo prioritário que presta um grande serviço à sociedade”, pontuou o chefe de estado.

Leitos

Ao ser questionado sobre a situação do número de leitos vagos no DF, ele afirmou que a situação é grave. Ele disse estar ciente de que há uma fila grande pessoas aguardando. “Todos atendidos, é bom que se saiba. As pessoas em leitos UCI que são menos preparados, mas estão sendo atendidos. A grande maioria intubados, aqueles que precisam de intubação, mesmo que não estejam em leito de UTI.”

Ibaneis Rocha também contou que o GDF está trabalhando até sexta-feira coma assinatura de três hospitais acoplados contratados pelo Instituto do Banco Regional de Brasília (BRB). “Estamos com a licitação na rua dos hospitais de campanha”, completou Ibaneis Rocha.

Toque de recolher surte efeito

Em relação às campanhas de pedido de isolamento, mesmo que não sejam as mais restritivas como deveria ocorrer, ele afirmou estar feliz porque estão surtindo efeito. “Ontem, diminuímos o índice de transmissão para 0,99. Eu estou aguardando a taxa de hoje para saber se está descendo”, disse Ibaneis, acrescentando que isso traz perspectiva muito boa quanto à quantidade de internações.

Na visão de Ibaneis Rocha, também, os dados compilados levam a acreditar que os efeitos são sentidos, principalmente, no que ser refere ao toque de recolher às 10h da noite. “Se continuar descendo também logo, logo, a gente coloca os leitos de UTI atendendo toda a população.”

Volta do comércio aberto

Com relação à expectativa à volta do funcionamento do comércio, o governador declarou que a expectativa é da volta na próxima semana. “Mas isso vai depender muito dessas taxas que estamos analisando. Nem que seja uma carga horária menor para que a gente tenha um turno de funcionamento, colocando as pessoas novamente para trabalhar com toda a fiscalização necessária.”

Além disso, o chefe do executivo afirmou que sabe da responsabilidade tanto do comércio de rua quanto dos shopping centers. “Todos eles trabalham com muita segurança. Agora, vamos analisar os números, vamos nos reunir com a Secretaria da Saúde, com a Codeplan, com todos os técnicos para saber a segurança dessa reabertura”, complementou.

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...