Hugo Calderano é campeão mundial em campanha histórica

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Reprodução

 

Hugo Calderano faz história e conquista Copa do Mundo de Tênis de Mesa em campanha invicta

O brasileiro Hugo Calderano escreveu neste domingo (20) um dos capítulos mais memoráveis do esporte nacional ao conquistar, de forma inédita, o título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau, na China. Em campanha invicta, Calderano venceu na final o chinês Lin Shindong, líder do ranking mundial, por 4 sets a 1, tornando-se o primeiro campeão mundial da competição que não é da Ásia ou da Europa.

A vitória histórica ocorreu justamente na China, país onde o tênis de mesa é uma verdadeira potência esportiva, com cerca de 10 milhões de atletas federados. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) exaltou o feito: “Um ídolo, um gênio, uma lenda!”, descreveu a entidade ao destacar o feito inédito do atleta, considerado agora um dos maiores nomes da história da modalidade.

Para alcançar o título, Calderano superou um verdadeiro paredão de estrelas asiáticas. Além de derrotar o número 1 do mundo na final, venceu também os atletas que ocupam o segundo e o terceiro lugares no ranking — incluindo dois chineses e três japoneses, entre eles o atual terceiro colocado do planeta. A campanha foi marcada por viradas épicas e atuações dominantes, em um desempenho jamais visto contra os maiores mesatenistas do mundo.

A Confederação Brasileira compartilhou o momento da consagração de Calderano nas redes sociais, emocionando fãs e especialistas do esporte.

Melhor campanha do Brasil

 

Vilmar Schindler, presidente da CBTM, celebrou a conquista afirmando não ter medido esforços para apoiar os atletas brasileiros nesta Copa do Mundo. E destacou que o título de Hugo Calderano não foi o único desempenho inédito da competição, pois Bruna Takahashi chegou às quartas de final no feminino e também registrou a melhor campanha da história do país.

“Enviamos nossos treinadores, demos todo o apoio necessário aos atletas. Isso, somado ao talento, à disciplina e à garra dos nossos atletas, faz a diferença. Estamos muito orgulhosos do que eles fizeram e dos resultados históricos alcançados. O que o Hugo Calderano fez na China vai ficar marcado para sempre e merece ser comemorado pelo Brasil inteiro. É uma conquista histórica para o nosso país. Ele é um jogador incrível, um dos maiores de todos os tempos, e se alguém no mundo tinha alguma dúvida disso, hoje ele mostrou pra todos que está de vez entre os melhores”, exaltou Schindler.

A final

Assista aos melhores momentos da partida final em vídeo da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), após o relato da CBTM sobre consagração de Hugo Calderano campeão da Copa do Mundo de Macau:

No primeiro set, Calderano tentou pressionar o chinês, mas não conseguiu colocar seu ritmo de jogo. Lin Shindong conseguiu abrir vantagem após o terceiro ponto e disparou no placar, vencendo por 11 a 6.

Já no segundo, foi o oposto. Hugo Calderano se impôs desde o início, errou pouco e deixou o adversário desconfortável. Ele dominou o game sem grandes sustos e ganhou por 11 a 7.

O terceiro foi mais equilibrado. Os dois trocaram a liderança a todo momento, ponto a ponto. Calderano chegou a estar vencendo por 7 a 5 e tomou a virada para 9 a 7. Entretanto, o brasileiro retomou o controle e conseguiu voltar à frente, fechando o set em 11 a 9.

No quarto set, Hugo Calderano deu show. Brilhou atacando e defendendo, praticamente não errou e deu uma aula de tênis de mesa. O resultado foi uma vitória impressionante por 11 a 4, sem dar qualquer chance ao adversário.

O quinto e último set foi mais um presente do brasileiro para os fãs da modalidade. Calderano dominou do início ao fim e fez o líder do ranking mundial parecer um jogador comum. Uma vitória incontestável por 11 a 5 para escrever de vez seu nome entre os maiores de todos os tempos.

 

Multicampeão 

 

Veja a lista de conquistas de Hugo Calderano:

  • 8 medalhas em Jogos Pan-americanos;
  • 3 medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014;
  • 7 títulos de etapas WTT;
  • Primeiro tricampeão individual masculino do Tênis de Mesa nos Jogos Pan-americanos;
  • Melhor posição no ranking mundial do ITTF um atleta fora da Ásia e Europa, agora no 4º lugar;
  • Primeiro atleta brasileiro e latino-americano a entrar no Top-10 do ranking mundial da ITTF (2018);
  • Melhor campanha de um atleta fora da Ásia e Europa em Jogos Olímpicos (semifinal em Paris 2024).

 

 

Mais lidas

Brasília celebra 65 anos com shows, atraçõ...
Hugo Calderano é campeão mundial em campan...
Bolsonaro evolui bem, mas segue na UTI sem...
...