HRT aumenta atendimentos do Novembro Azul e valoriza a saúde masculina

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Durante o Novembro Azul, a média mensal de novos pacientes de câncer próstata atendidos saltou de 90 para 220. Foto: Jhonantan Cantarelle/Agência Saúde-DF

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) duplica atendimentos para o tratamento do câncer de próstata durante a campanha Novembro Azul, reforçando a importância da saúde masculina e do diagnóstico precoce

 

 

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) deu um importante passo no combate ao câncer de próstata ao mais que dobrar o número de atendimentos a homens. A média mensal de 90 novos pacientes disparou para 220 neste mês, como parte da mobilização especial da campanha Novembro Azul. A força-tarefa mobilizou até servidores da administração central da Secretaria de Saúde (SES-DF), mostrando a seriedade e o empenho da rede de saúde para enfrentar esse desafio.

“O nosso foco é garantir agilidade no atendimento, para que o tratamento comece em até 60 dias”, explica Gustavo Ribas, chefe da Assessoria de Prevenção e Controle do Câncer da SES-DF. Ele ressalta a importância de um acolhimento rápido para um tratamento eficaz e curativo, impedindo a progressão da doença. Os pacientes chegam à oncologia do HRT por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que representam o primeiro contato da população com os serviços de saúde.

Um dos desafios enfrentados é a resistência masculina em buscar atendimento médico, mesmo quando diagnosticados com doenças graves. “Temos uma equipe multidisciplinar dedicada a acolher os pacientes e orientar os familiares sobre o melhor caminho para o tratamento”, explica Laurene Passos, supervisora de enfermagem da Oncologia do HRT. Em muitos casos, os pacientes são acompanhados por mulheres da família, como esposas, irmãs ou filhas, destacando a importância do apoio familiar.

Francisco Chagas, 63, motorista e paciente oncológico, é um exemplo da mudança promovida pelo tratamento. “Só procurei o médico quando senti dor”, revela, lembrando que foi diagnosticado em 2023 com câncer já em estágio avançado. Graças à assistência oferecida, ele recebeu o suporte necessário para iniciar o tratamento.

 

Diálogo e inclusão

A valorização da experiência dos pacientes e seus familiares é central para o HRT. Nesta quinta-feira (28), a equipe do hospital comemorou os avanços da campanha Novembro Azul em um evento especial com os pacientes. A programação foi além da conscientização sobre o câncer de próstata e incluiu distribuição de kits de cuidados odontológicos, serviços de corte de cabelo e orientações sobre alimentação saudável.

A iniciativa também promove o diálogo contínuo com a comunidade. Todas as terças-feiras, às 8h, a oncologia do HRT abrirá suas portas para um grupo de conversa sobre saúde masculina. O objetivo é discutir temas fundamentais como autocuidado, tratamentos e a importância de uma vida saudável.

 

Minoria nos consultórios

 

O motorista Francisco Chagas ressalta a importância do diálogo com os profissionais durante o tratamento oncológico. Foto: Jhonantan Cantarelle/Agência Saúde-DF

 

A campanha Novembro Azul busca aumentar a conscientização sobre a saúde masculina de forma ampla. Os dados mostram que os homens ainda são minoria nos consultórios. Em 2024, dos cerca de 9,7 milhões de procedimentos realizados pela Atenção Primária à Saúde do DF, apenas 36,06% foram destinados ao público masculino. Na faixa etária de 20 a 49 anos, essa porcentagem cai para 29,6%.

 

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio,

 

“A campanha Novembro Azul é sobre cuidar da saúde masculina e trazer os homens para as unidades de saúde, uma oportunidade para detectar não apenas câncer, mas também outras condições, como hipertensão e diabetes”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A rede de 176 UBSs oferece serviços essenciais, como acompanhamento de doenças crônicas, planejamento reprodutivo, saúde mental, incentivo à alimentação saudável e ações para o combate de vícios em substâncias como álcool, cigarro e outras drogas. (*SES)

Mais lidas

Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
CLDF: “Contra a dengue, a favor da vida”
...