Investimento de aproximadamente R$ 1 milhão traz modernização e excelência no atendimento odontológico para a população
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), no Distrito Federal, inaugurou uma sala especializada equipada com o primeiro tomógrafo odontológico da rede pública. A aquisição do equipamento, por meio de emenda parlamentar, e a instalação da sala representam um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressalta que essa é uma grande conquista para a cidade. Ela destaca a colaboração entre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) e a Secretaria de Saúde na busca por diagnósticos por imagem mais precisos e na oferta de serviços odontológicos de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso aos exames de tomografia odontológica será realizado por meio da Central de Regulação, garantindo transparência a todos os pacientes de Brasília. A gestora da pasta também explicou que o aparelho possui tecnologia para radiografias panorâmicas e captura de imagens em 3D, representando o que há de mais avançado na área.
A modernização da radiologia é uma demanda importante para a equipe de 42 profissionais do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, conforme destaca Erika Maurienn, chefe do serviço. Ela ressalta que o novo equipamento de última geração facilitará a vida dos profissionais na definição dos melhores tratamentos e procedimentos cirúrgicos para os pacientes.

O investimento em equipamentos para as unidades hospitalares e para o tratamento de deformidades na face é fundamental para a recuperação da autoestima e a garantia de qualidade de vida dos pacientes. O presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, enfatiza que cada novo equipamento afeta diretamente e de forma positiva a assistência. O HRSM também se destaca no atendimento a pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), tanto em nível ambulatorial quanto hospitalar, oferecendo atendimento no centro cirúrgico com anestesia geral.
A secretária de Saúde ressaltou a importância do trabalho em rede e do cuidado dos profissionais como diferencial no atendimento, parabenizando-os pelo trabalho de devolver sorrisos aos pacientes. O HRSM tem prestado atendimento odontológico hospitalar voltado para pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, síndromes raras, deficiência intelectual, Parkinson, Alzheimer e sequelas de acidente vascular encefálico (AVE). Nos últimos quatro anos, mais de 50% dos atendimentos feitos pela rede pública e privada do Distrito Federal em centro cirúrgico a pacientes com deficiência foram realizados no HRSM, segundo dados do Ministério da Saúde.
O HRSM é gerido pelo IgesDF e seu Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é uma referência na área, oferecendo cirurgia bucomaxilofacial e tratamentos cirúrgicos e ambulatoriais para deformidades dentofaciais, ortodontia, biópsia e remoção de cistos para todas as faixas etrias (bebês a idosos).
*Com informações da Secretaria de Saúde e do IgesDF