Novo aparelho de ressonância magnética impulsiona Radiologia do Hospital de Base
A Radiologia do Hospital de Base está prestes a avançar significativamente com a chegada de um novo aparelho de ressonância magnética, previsto para entrar em operação até o início de 2025. A gerente de Apoio e Diagnóstico Terapêutico, Elaine Araújo, destaca que o equipamento beneficiará diversas especialidades, como neurologia, ortopedia, cardiologia, oncologia e obstetrícia. “Esse é um aparelho que oferece imagens detalhadas sem o uso de radiação, permitindo um diagnóstico preciso e seguro para pacientes de todas as idades, incluindo gestantes e crianças,” afirmou Elaine.
Esse novo aparelho será o único na saúde pública do Distrito Federal, oferecendo uma média inicial de 15 exames diários. O serviço será regulado pela Secretaria de Saúde do DF, seguindo protocolos de classificação de risco. “A instalação desse equipamento representa um grande avanço tanto para o hospital quanto para a comunidade, ampliando os procedimentos de alta complexidade,” ressaltou Elaine.
O equipamento foi entregue em 15 de outubro, e está em fase de finalização de montagem, aguardando a conclusão da reforma da sala, um processo que depende da presença do aparelho para ser finalizado, conforme exigência do fabricante.
Segundo Karen Letícia Cardozo Vasco, da Assessoria de Relações Institucionais (ASREI) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), a aquisição do aparelho, no valor de R$ 5.285.000,00, foi realizada por meio de um programa do Ministério da Saúde. Mariana Diniz, gerente da ASREI, reforçou o papel fundamental da assessoria na captação de recursos junto a deputados e órgãos concedentes, destacando o trabalho contínuo da equipe técnica para a implementação de melhorias.