Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebra 12 anos de sucesso
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) comemorou seu 12º aniversário nesta quinta-feira (23), destacando seu sucesso e impacto positivo na comunidade. Desde 2011, a instituição realizou 6,85 milhões de atendimentos, mantendo um alto índice de satisfação dos usuários, com 97% de avaliações positivas por parte dos familiares e 96% pelos pacientes.
Como o primeiro hospital público do Distrito Federal e o primeiro pediátrico da região Centro-Oeste certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 2020, o HCB se destaca no atendimento de crianças e adolescentes, de 28 dias a 18 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tratando doenças graves e de alta complexidade.
A celebração incluiu uma cerimônia simbólica em homenagem aos 1.550 funcionários da instituição, contando com a presença de autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), como a vice-governadora Celina Leão e a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

Gerido pela Secretaria de Saúde do DF (SES) em parceria com o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), o HCB recebeu investimentos recentes, como a construção de uma nova ala de ressonância magnética, financiada pelo GDF com R$ 9,5 milhões. Essa iniciativa permitirá atender cerca de 20 crianças diariamente, realizando uma média de 3,6 mil exames por ano.
Ao longo de 2020 até o presente, foram inaugurados 62 novos leitos, elevando o status do hospital para uma instituição de grande porte, com 30 consultórios médicos, 202 leitos (incluindo 48 de UTI pediátrica e 18 de cuidados intermediários), um centro cirúrgico com cinco salas cirúrgicas, e uma área dedicada a ensino e pesquisa.
A primeira-dama do DF destacou a relevância internacional do HCB, elogiando o trato humanizado oferecido pela instituição. Para o próximo ano, estão previstos mais investimentos, incluindo a abertura de três novas salas de cirurgia e a implementação de cirurgias em crianças com epilepsia até 2024, conforme anunciado pela superintendente-executiva do hospital, Valdenize Tiziani.
Com informações Agência Brasília