Jovem brasileiro conquista a etapa de Brasília da Copa do Mundo de Triatlo após 19 anos sem competições de grande porte no país
Por Josiel Ferreira
Neste domingo (15), o triatleta brasileiro Miguel Hidalgo, de apenas 23 anos, fez história ao vencer a etapa de Brasília da Copa do Mundo de Triatlo, marcando a volta do Brasil como sede de uma competição deste nível após um intervalo de 19 anos. Essa foi a primeira vitória de Hidalgo em um torneio internacional desse porte, e a competição tem grande importância, já que pontua para a classificação visando a Olimpíada de Paris, que ocorrerá no próximo ano e para a qual a contagem de pontos começou em 27 de maio de 2022 e vai até 27 de maio de 2024. Atualmente, Hidalgo ocupa a 11ª posição no ranking mundial da temporada.
A prova não foi isenta de desafios para o jovem brasileiro, que enfrentou dificuldades na etapa de natação, que tem um percurso de 1.5 quilômetro. No entanto, ele conseguiu se recuperar e assumiu a liderança com excelentes desempenhos no ciclismo, com 40 quilômetros de percurso, e na corrida, que totalizou dez quilômetros e finalizou a prova. Hidalgo cruzou a linha de chegada com o impressionante tempo de 1 hora, 48 minutos e 1 segundo. Completando o pódio, ficaram o espanhol Antonio Serrat com a medalha de prata e o canadense Charles Paquet.
A primeira de muitas, Miguel! 😍🥇
Nos vemos agora nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023! 🇧🇷🔥
📸: Wagner Araújo/World Triathlon pic.twitter.com/sxby8Ls40N
— Time Brasil (@timebrasil) October 15, 2023
Após a competição, Miguel Hidalgo revelou que enfrentou problemas estomacais na reta final da prova, mas sua determinação e perseverança o levaram à vitória, aplaudido pela entusiástica torcida brasileira que acompanhou a competição sob um sol escaldante.