Com Valtteri Bottas, Lewis Hamilton vive uma relação bem diferente da que experimentou em seus primeiros anos na Mercedes com Nico Rosberg, o que demonstra pelos elogios que faz ao companheiro desde 2017. Dessa vez, o britânico saiu em defesa do colega afirmando que o finlandês não recebe reconhecimento pelo seu desempenho como vice-líder na atual temporada da Fórmula 1.
– Valtteri não recebe o crédito que merece, porque ele faz um trabalho incrível. Ele é um piloto incrivelmente rápido. Acho que ele é melhor do que uma grande parte do grid aqui não apenas na pilotagem, mas em sua atitude mental, porque ser um piloto não é só sobre pilotar ou treinos; é sobre como você compõe a equipe, como você aproxima e eleva as pessoas ao seu redor, e ele é ótimo nisso – disse o hexacampeão.
Hamilton corre na Mercedes ao lado de Bottas desde que finlandês assumiu a vaga deixada por Nico Rosberg no fim da temporada anterior. Desde então, o britânico tem sobrepujado o companheiro, faturando os três títulos que disputaram, além de liderar o campeonato deste ano
Assim como nos anos anteriores, o hexacampeão da Mercedes também superou o colega em nove das 13 classificações disputadas até o momento. Mas, apesar de seu domínio nos sábados, Hamilton defendeu os resultados de Bottas nas sessões de definição dos grids de largada, destacando a resiliência do finlandês nas classificações:
– Quando olho para esses tempos (de classificação), eles foram muito próximos. Não foram bons, porque acredito que eu tenho um tempo extra em mim, mas isso é sobre não desistir, chegar ao limite e tentar juntar todas as peças do quebra-cabeça. Em um treino livre, você tem um novo quebra-cabeça, e as peças estão por todos os lados. Quando você chega à classificação, às vezes você tem metade do quebra-cabeça pronto, ou já fez tudo, ou tem menos. E então você apenas tem que juntar tudo e esperar que dê certo.
Vice-líder do campeonato, Bottas soma 197 pontos até agora, com quatro provas para o fim da temporada. Com duas vitórias no atual campeonato, no GP da Áustria e no GP da Rússia, o finlandês está na frente de Max Verstappen, da RBR, com vantagem de 35 pontos, e com 85 a menos que Hamilton – a dupla é a única que ainda pode conquistar o título da F1 em 2020.
Em sua quarta temporada pela Mercedes, Bottas só se ausentou do pódio em três ocasiões neste ano: no GP da Inglaterra, quando sofreu com o furo de um de seus pneus no fim da prova; no GP da Itália, com o surpreendente pódio formado por Pierre Gasly, Carlos Sainz e Lance Stroll, e no GP de Eifel, quando abandonou a prova ainda no início por problemas mecânicos.
Na última etapa do campeonato, no GP da Emilia-Romagna em Imola, Bottas conquistou sua quarta pole position com um tempo 0s097 mais rápido do que o de Hamilton. Embora tenha mantido a primeira posição na largada no domingo, perdeu a liderança graças à estratégia do companheiro de esticar a permanência na pista com os pneus médios antes do pit stop. (Ge)