Haddad: Sem invasão externa no sistema do Tesouro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Ministro da Fazenda Niega ataque externo ao sistema Siafi

 

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou nesta segunda-feira (22) que tenha ocorrido um ataque externo durante a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional. Segundo ele, alguém utilizou o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para acessar o sistema e supostamente desviar recursos federais.

 

“Houve um problema de autenticação, não foi um hacker que quebrou a segurança [do Siafi]. A Polícia Federal está investigando e rastreando para identificar os responsáveis”, afirmou o ministro antes de uma reunião no Palácio do Planalto. “O sistema está preservado. Foi uma questão de autenticação. É alguém que tinha acesso.”

 

Haddad afirmou não ter informações sobre os valores supostamente desviados e disse ter conhecimento do caso assim que a imprensa começou a divulgar. “Não tenho informação sobre valores. Isso estava sendo mantido em sigilo inclusive dos ministros. Estava entre o Tesouro [Nacional] e a Polícia Federal. Eu soube no mesmo momento em que vocês”, disse, reiterando que não houve ataque externo de hackers ao sistema.

 

A invasão do Siafi, inicialmente divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, ocorreu neste mês. Os criminosos teriam emitido ordens bancárias e desviado dinheiro público utilizando credenciais de terceiros no Portal Gov.br.

 

O caso está sob investigação da Polícia Federal. Mais tarde, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) anunciou estar colaborando com as autoridades competentes na investigação do caso.

 

Em nota divulgada no início da noite, o Tesouro Nacional confirmou a declaração de Haddad de que o Siafi não foi invadido, mas que houve uso indevido de credenciais obtidas de forma irregular. O órgão garantiu que as tentativas de operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema. O Tesouro Nacional também está tomando medidas adicionais para reforçar a segurança do sistema e colaborando com as investigações.

Mais lidas

Casal em Briga: Carro é jogado em barranco...
Lula remove vídeo: Polêmica eleitoral
Sobrinha do 'Tio Paulo' sai da prisão
...