Em entrevista ao Tudo Ok Notícias o pré-candidato a deputado distrital, relatou as entregas de obras e os desafios de uma gestão
Dinamismo, articulação e carisma marcaram os três anos e três meses em que Gustavo Aires esteve como gestor no Governo do Distrito Federal. Desde 2019, Aires tem sido conhecido nos bastidores como um dos nomes de peso e representatividade no GDF, desde o início de sua atuação na atual gestão, tem trabalhado de forma a colaborar para execução de projetos e desempenho de formas efetivas, junto com o chefe do Executivo com o intuito de entregar melhorias para a população local.
Primeira missão, em 2019, como secretário-executivo das cidades, comandou alguns dos projetos de campanha do Ibaneis que, entre eles, esteve a criação de duas novas regiões administrativas, Pôr do Sol/Sol Nascente e Arniqueira. E, estando à frente da pasta, também apresentou o programa Feira Legal, que tinha como base melhorar a qualidade de trabalho dos feirantes, como reformas nas estruturas, capacitação e tecnologia, com a implantação do wi-fi social.
Em Samambaia, ele se destacou pela conquista da iluminação em led na cidade, além de ter estado à frente dos trâmites para ampliar o Hospital Regional de Samambaia (HRSam).
Por esse perfil que ficou conhecido até pela comunidade, Aires em um bate-papo disse o próximo passo: a pré-candidatura a deputado distrital.
Tudo Ok Notícias – você anunciou recentemente que é pré-candidato a deputado distrital. Como ocorreu essa decisão?
Gustavo – esse pedido partiu primeiro do meu pai, Odilon Aires. Uma das últimas conversas que tivemos, ele contou que o desejo do coração dele era que eu tentasse vir como candidato a deputado distrital. Então, esse momento se tornou muito importante pra mim. E, além disso, outras pessoas começaram a perguntar nesse tempo como secretário e administrador se eu viria e a vontade acabou surgindo.
Tudo Ok Notícias – você vem pelo MDB, teve algum motivo específico para essa escolha?
Gustavo – cresci dentro do PMDB, é como se fosse minha segunda casa. Meu pai foi uma das pessoas responsáveis por trazer o partido pra Brasília e eu via o amor dele por esse grupo. Me filiei aos 16 anos, então são mais de 20 anos dentro dessa casa. Então, só estou dando continuidade a uma história que minha família escreveu ao longo desses anos.
Tudo Ok Notícias – nesses últimos anos, você se dedicou a zelar por Samambaia, sendo o administrador da região. O que aprendeu nesse tempo?
Gustavo – as pessoas que me conheceram como secretário e também administrador, disseram que eu fiquei mais a par dos processos de uma gestão e é essa a sensação que tenho mesmo. Tive que articular muito com os órgãos e deputados para conseguirmos destravar muitas situações, emendas importantes vieram pra cidade pra que hoje ela estivesse com a cara que está
Tudo Ok Notícias – Quais foram os maiores legados que deixou para Samambaia e para o DF nesse tempo no GDF?
Gustavo – logo que entrei como administrador, veio toda a situação da pandemia. Então, no primeiro momento, a prioridade era a saúde. Aí, conseguimos desapropriar uma área ao lado do Hospital Regional de Samambaia, para a ampliação dele. O governador Ibaneis Rocha atuou e, junto com o Comitê Todos Contra o Covid, empresários doaram 14 milhões para a construção modular do hospital, que foi feita em apenas 35 dias.
Além das manutenções diárias na cidade e reformas em mais de 60 equipamentos públicos, teve ainda a iluminação em led, que não existia na cidade e começamos do zero, graças ao apoio do governador Ibaneis Rocha, Secretaria de Economia, CEB e emendas parlamentares.
E, o que considero um dos grandes feitos dessa gestão, é que participei de todo o processo para criarmos duas novas RA’s, Arniqueira e Pôr do Sol/Sol Nascente.