Estrutura moderna e sustentável será voltada para cirurgias eletivas e receberá pacientes referenciados pela rede pública de saúde. Investimento será de R$ 204 milhões
O Governo do Distrito Federal anunciou a construção do Hospital Clínico Ortopédico (HCO) no Guará, com investimento de R$ 204 milhões. O hospital será destinado a cirurgias eletivas de ortopedia e clínica médica, com atendimentos nas áreas de coluna, ombro, braço, cotovelo, mão, quadril, perna, joelho, pé, tornozelo, alongamento e reconstrução óssea. A unidade terá 160 leitos, sendo 90 de ortopedia, 50 de clínica médica de retaguarda e 20 de UTI adulta, além de centro cirúrgico com seis salas, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem, ambulatório e auditório.
O governador Ibaneis Rocha afirmou que o hospital vem para atender uma demanda forte na área de ortopedia e seguirá o modelo de hospitais semelhantes lançados recentemente no Recanto das Emas e São Sebastião. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, explicou que a unidade não funcionará com emergência ou urgência, mas sim com atendimento programado e pacientes referenciados pela rede pública de saúde.
O projeto do hospital segue normas de construções sustentáveis e está sendo desenvolvido para obter o selo verde, chamado Certificado Leed, concedido a construções sustentáveis em todo o mundo. A construção será realizada em um terreno de 70 mil m² localizado entre o Parque Ezechias Heringer e a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, às margens da Avenida Contorno e a menos de dois quilômetros das estações de metrô. A obra está sob a responsabilidade da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a previsão é de que o hospital seja entregue em dois anos.