Guaidó é incensado presidente de novo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Juan Guaidó é aclamado pela segunda vez o líder máximo interino da Venezuela por maioria do Parlamento.

A maioria dos membros do Parlamento da Venezuela, formada por opositores do governo de Nicolás Maduro, voltou a proclamar nesta terça-feira (7) Juan Guaidó como presidente interino do país em uma sessão na qual os deputados tiveram que entrar à força no Palácio Legislativo.

A iniciativa de “empossar” o líder opositor como presidente interino foi proposta pelo deputado Carlos Berrizbeitia e apoiada por mais de 100 parlamentares opositores, de acordo com contas feitas pelo movimento antichavista.

“Em nome daqueles que hoje não têm voz, das mães que choram seus filhos à distância (…), em nome da Venezuela, juro cumprir os deveres do presidente encarregado e buscar uma solução para a crise, a fim de viver com dignidade”, disse Guaidó com a mão direita sobre a atual Constituição.

O Grupo de Lima respaldou a reeleição do líder de oposição Juan Guaidó como chefe da Assembleia Nacional e presidente interino da Venezuela, informou o bloco em comunicado nesta segunda-feira, sem as assinaturas do México e da Argentina.

Há quase um ano, Guaidó disse a milhares de apoiadores em Caracas que estava assumindo os poderes da presidência da Venezuela, em vista do que ele classificou como uma “usurpação” do governo por parte de Maduro.

A oposição baseou esta autoproclamação na interpretação de vários artigos da Constituição que afirmam que o Poder Executivo deve ficar a cargo do presidente do Parlamento em caso de ausência absoluta do presidente do país.

Desde então, Guaidó foi reconhecido por quase 60 países como presidente interino, embora não controle a burocracia, nem as Forças Armadas, que se declaram publicamente “profundamente chavistas” e resistem aos apelos da oposição para que se voltem contra Maduro.

Mais lidas

Criança de 9 anos morta em conflito em Cei...
Senac-DF e Casa de Chá: O encontro transfo...
Ajude o RS: Sesc-DF envia doações
...