Grupos e PMs entram em confronto horas após aprovação da PEC

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Redação

manifestacao-policia-civil

Manifestantes e policiais militares entraram em confronto na tarde desta terça-feira (13), horas depois da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos. Estudantes e ativista políticos jogaram pedras e paus contra PMs, que reagiram com bombas de gás lacrimogêneo. Parada de ônibus em frente à Biblioteca Nacional foi depredada, e um contêiner de lixo, incendiaram ônibus, Prédios públicos foram pichados.

Manifestantes se dispersaram nas proximidades da rodoviária. Um grupo seguiu na direção do Setor Bancário Norte e montou uma barricada com lixo. Pouco depois, incendiou um ônibus da TCB – que faz transporte até o Aeroporto JK. Vidros do prédio do Banco de Brasília foram quebrados.

De acordo com a Polícia Militar, ao menos um policial foi ferido. A estimativa da corporação era de que 2 mil pessoas participassem dos protestos às 17h. O número era semelhante ao efetivo deslocado para a operação. Os organizadores do protesto preferiram não falar em números enquanto negociavam a liberação de carros de som.

Os manifestantes levaram coroas de flores, faixas e máscaras ironizando a imagem do presidente do Senado, Renan Calheiros, à Esplanada dos Ministérios. Policiais militares fizeram um cerco ao redor do Museu da República – alvo de pichações no último protesto – e nas proximidades do Congresso Nacional.

O trânsito na região, interditado desde as 6h, ficou travado enquanto os manifestantes se dispersavam pela região e vândalos ateavam fogo em contêineres. Policias chegaram a golpear parte deles com cacetes. A cavalaria e o Batalhão de Choque participaram da operação. Estão se deslocando neste momento para entrequadra da 302 norte. Os vândalos estão incendiando carros particulares, está instalada uma atmosfera de terrorismo.

img-20161213-wa0448 img-20161213-wa0441 img-20161213-wa0436 img-20161213-wa0433 img-20161213-wa0455

img-20161213-wa0429

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...