Greve dos metroviários: faixas exclusivas são liberadas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Em virtude da greve dos metroviários que ocorre nesta segunda-feira (20), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) informou que as faixas exclusivas da EPTG e EPNB estarão livres para circulação até às 00h desta terça-feira (21).

De acordo com o Detran, as faixas exclusivas de ônibus das vias W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul também estarão liberadas para o tráfego dos demais veículos até a meia-noite desta segunda-feira. A medida, segundo o órgão, visa garantir fluidez e segurança para os usuários da via.

Paralisação

Conforme ocorreu nesse sábado e domingo, as estações do Metrô-DF permanecem fechadas na manhã desta-feira (20). Isso porque o número de servidores que aderiram à grave é considerado grande, impedindo que o serviço funcione com o número mínimo de funcionários.

“O metrô não tem condições de funcionar sem a quantidade mínima exigida. O Sindicato dos Metroviários não está fornecendo o efetivo de empregados mínimo para o cumprimento da decisão judicial”, acusa a empresa. A companhia se refere à determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que ocorra a circulação de 90% dos trens em horários de pico e 60% nos demais horários.

Do outro lado, a entidade diz que o Metrô “se nega” a construir a organização da operação de comum acordo. Enquanto isso, a categoria garante estar 100% paralisada. “Esperamos a determinação da Justiça. Essa questão é realmente com o Metrô, eles que decidem se o serviço funciona ou não. Porque não foi apresentada nenhuma proposta a nós”, conta o diretor do Sindmetrô, Alexandro Caldeira.

Segundo o Metrô-DF, a adesão dos grevistas deste ano está maior do que a do ano passado, quando os metroviários ficaram 72 dias de braços cruzados – a mais longa paralisação da história da companhia. “Estamos à mercê dos sindicalistas”, afirma a empresa. Na noite desta sexta, metroviários realizam assembleia na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga, para definir os próximos passos do movimento paredista.

Mais lidas

Um Novo Caminho de Paz e Diálogo: Conhecen...
Justiça libera BRB para fechar contrato co...
Senac-DF abre vagas para especialização em...
...