A greve dos metroviários chega ao 19º dia nesta segunda-feira (27). No entanto, conforme determinação da Justiça, o sindicato e o Metrô-DF mantêm 75% das estações e dos trens em funcionamento. No total, 18 das 24 estações devem ficar abertas.
Não devem funcionar as estações 102 Sul, Asa Sul, Concessionárias, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia Sul.
Os metroviários ainda não sinalizaram acordo com o Metrô-DF. Eles querem, entre as exigências, a contratação de novos funcionários e o reajuste salarial.
Enquanto a greve continua, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) liberou as faixas exclusivas para os ônibus na EPTG e na EPNB.
Das 18 estações do metrô deverão ser abertas para embarque e desembarque no horário de pico – das 6h às 8h45 e das 16h45 às 19h30, de segunda a sábado.
Nos demais horários, 12 estações permanecerão abertas para embarque e desembarque e outras seis ficarão abertas apenas para desembarque. Já no domingo, estarão abertas nove estações ao longo de toda a operação para embarque e desembarque, das 7h às 19h.
De acordo com o Metrô-DF, as estações 102 Sul, Asa Sul, Concessionárias, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia Sul permanecerão fechadas durante todo o período de greve.
Redação