Grammy altera nome de categoria do prêmio para evitar conotação colonialista

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Grammy altera nome de categoria do prêmio para evitar conotação colonialista (crédito: AFP / VALERIE MACON)

 

Como forma de evitar a conotação de colonialismo, o Grammy anunciou, na última terça-feira (3/11), a alteração do nome da categoria Melhor Música do Mundo para Melhor Música do Globo.

“Para incluir uma visão realmente global, nós discutimos com artistas, etnomusicologistas e linguistas do mundo inteiro que determinaram haver uma oportunidade de atualização na categoria de melhor álbum de world music para se tornar mais relevante, moderno e inclusivo. A mudança simboliza um afastamento das conotações de colonialismo, e não americano que o termo antigo representava”, explicaram os representantes do Grammy em declaração ao The Guardian.

A categoria criada em 1992 já premiou artistas brasileiros como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento. Os indicados para o próximo Grammy serão anunciados em 24 de novembro.

Atualização das categorias do Grammy

Não é a primeira vez que o Grammy muda um nome de categoria. Em junho deste ano, a organização da premiação alterou o nome de uma categoria de Melhor Álbum de Urban Contemporâneo para Melhor Álbum de Progressive R.

A mudança se deu por reclamações de artistas e produtores negros. De acordo com eles, a palavra “urban” estava sendo sinônimo de músicas produzidas por negros de forma equivocada. (CB)

 

Leia também:

 

Xixi no Grammy, lágrimas ao vivo e novas tattoos: confira o que bombou na semana dos famosos

 

Anitta e Tiago Iorc estão entre os indicados ao Grammy Latino

 

Billie Eilish, aos 18 anos, rouba a cena no Grammy 2020

Mais lidas

Brincadeiras mortais na Internet: um alert...
Brasil asila corrupta, solta traficante e ...
Os índios e os tecidos da vida
...