Liderando de ponta a ponta, holandês da RBR conquistou quinto triunfo do campeonato e ampliou vantagem sobre Hamilton para 32 pontos; Valtteri Bottas e Lando Norris completam o pódio
Repetindo o bom desempenho do último fim de semana no Circuito de Spielberg, Max Verstappen desfilou para conquistar sua quinta vitória da temporada no GP da Áustria, neste domingo. Liderando de ponta a ponta e ainda levando o ponto extra da volta mais rápida, o holandês não sofreu ameaças dos adversários e viu o rival Lewis Hamilton, com problemas no carro, ausentar-se do pódio e chegar apenas em quarto. Valtteri Bottas ficou com a segunda colocação, com Lando Norris em terceiro.
O britânico da McLaren, que largou em segundo lugar, chegou a ser punido com 5s por empurrar Sergio Pérez para fora da pista no início da prova, mas conseguiu se recuperar nas voltas finais e levar mais um pódio na temporada. Partindo pela primeira vez do nono lugar com a Williams, George Russell caiu para 16º ao longo da disputa e recuperou-se, voltando para a zona de pontuação em décimo, mas perdeu a posição no fim para Fernando Alonso.
Com a vitória e o ponto da volta mais rápida, Verstappen soma 181 pontos no campeonato de pilotos, ampliando a vantagem para Hamilton, vice-líder, de 18 para 32 pontos.
A décima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 será o GP da Inglaterra no Circuito de Silverstone, em 18 de julho.
Resultado da prova
* Sergio Pérez foi punido em 10s por empurrar Charles Leclerc duas vezes para fora da pista.
A largada
Verstappen administrou a liderança, defendendo-se de Lando Norris; Lewis Hamilton também tentou investir contra Sergio Pérez, na terceira colocação, mas sem sucesso. Partindo pela primeira vez do nono lugar, George Russell caiu três posições enquanto a dupla da Ferrari também se movimentou: Charles Leclerc pulou de 12º para décimo e Sainz perdeu três postos, em 13º, no momento em que Esteban Ocon foi tocado por Antonio Giovinazzi e, espremido pelas duas Haas, acertou a barreira de proteção e abandonou com a suspensão quebrada, acionando o carro de segurança.
https://twitter.com/F1/status/1411672469627416576?s=20
A relargada que sucedeu o fim da bandeira amarela, na quarta volta, foi mais agitada: Verstappen se manteve na ponta, mas Norris perdeu o segundo lugar para Pérez, que passou por fora da pista e precisou devolver a posição. A dupla voltaria a se encontrar algumas curva depois, quando o britânico empurrou o piloto da RBR para a brita, o que o faz cair de terceiro para décimo. Na frente, Valtteri Bottas chegou a passar Hamilton pelo quarto lugar, mas o heptacampeão retomou o posto e subiu para terceiro com o incidente de Pérez.(Ge)