Governo propõe alterações na lei para ressarcimento de custos ambientais pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Alego

 

Proposta busca permitir que a Codego reembolse empreendedores por obras de mitigação de riscos ambientais e incorporação ao patrimônio da empresa

 

 

O Poder Executivo encaminhou à Casa de Leis uma matéria com o objetivo de modificar a Lei nº 19.064, de 14 de outubro de 2015, que trata da denominação e dos objetivos da Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial). A proposta, presente no processo nº 841/23, recebeu parecer favorável da relatoria, aprovado pela Comissão Mista, e aguarda deliberação em Plenário.

 

Conforme a justificativa apresentada pela Governadoria, a intenção é que a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), atual nome da Goiasindustrial, reembolse os empreendedores pelos custos incorridos na construção de redes de água e esgotamento sanitário em áreas ou empreendimentos sob sua administração, visando mitigar riscos ambientais.

 

A proposta surgiu a partir de uma solicitação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Segundo a exposição de motivos, a Codego é uma empresa de economia mista, controlada pelo Estado de Goiás e subordinada à Seinfra. Seu objetivo é promover o desenvolvimento econômico através de atividades de incentivo à diversificação da economia, geração de empregos e renda, além da preservação do meio ambiente. Entre suas atribuições estatutárias, está a exploração dos serviços de abastecimento de água bruta e potável, bem como de esgotamento sanitário em áreas ou empreendimentos sob sua administração.

 

A adição do artigo 69-A à Lei nº 19.064, de 2015, segundo a Seinfra, busca corrigir a ausência de previsão legal para que a Codego reembolse os empreendedores que realizaram obras para a mitigação de riscos ambientais de forma ágil. Além disso, a proposta determina que qualquer obra incorporada ao patrimônio da companhia deve ser autorizada e seguir as disposições estabelecidas em seu estatuto social.

Mais lidas

Adasa suspende tarifas para produtores do ...
Goiás inaugura delegacia modelo para crime...
Trump critica criação de partido por Elon ...
...