Governo Lula aprovado por 32% dos deputados, revela pesquisa

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Valter Campenato - Agência Brasil

Governo Lula é aprovado por 32% dos deputados, aponta pesquisa Genial/Quaest

 

A Câmara dos Deputados continua a avaliar negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo dados da pesquisa Genial/Quaest. No momento em que o governo federal concentra esforços em aprovar medidas de auxílio para a população do Rio Grande do Sul, afetada pelas cheias, a pesquisa revela que apenas 32% dos deputados federais aprovam a administração atual.

De acordo com o levantamento, 42% dos parlamentares avaliam negativamente o governo Lula, enquanto 26% o consideram regular. Em contraste, a opinião pública apresenta um empate de 33% entre aprovação e reprovação, com 31% avaliando a gestão como regular. A pesquisa entrevistou 183 deputados, presencialmente e online, entre 29 de abril e 20 de maio, com uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais.

Avaliação por grupos

Entre os deputados de oposição, 90% avaliam a administração negativamente. No grupo de parlamentares da base do governo, 70% aprovam a gestão, com apenas 6% desaprovando. Já entre os independentes, 31% têm uma visão negativa, 15% positiva e 52% consideram a administração regular.

Base do governo e direção do país

Quase metade dos deputados entrevistados (49%) pertencem a partidos da base governista, enquanto 21% são independentes e 28% são da oposição. Quando questionados sobre a direção do país, 38% dos deputados acreditam que o Brasil está no caminho certo, enquanto 52% discordam e 10% não opinaram.

Economia e relação com o Congresso

Em relação à economia, 40% dos deputados acham que o país está na direção correta, enquanto 55% discordam. A relação do governo com o Congresso também foi avaliada: 43% a consideram ruim, 33% regular e 22% positiva.

Atendimento aos parlamentares

Embora 64% dos deputados achem que o governo dá menos atenção do que deveria aos parlamentares, 77% disseram ter sido recebidos por algum ministro, e 44% tiveram seus pedidos atendidos.

Interlocução e projetos importantes

Alexandre Padilha foi apontado como o interlocutor mais efetivo por 12% dos parlamentares, enquanto 43% afirmaram não ter um interlocutor específico. Entre os projetos importantes, a Reforma Tributária é vista como a mais provável de ser aprovada (58%), ao passo que a Reforma Administrativa é considerada a mais difícil (42% improvável).

Controle da inflação e eleições municipais

Sobre o controle da inflação, 54% dos deputados acreditam que o governo está preocupado com o tema, enquanto 44% discordam. Nas eleições municipais, 80% dos deputados planejam se envolver ativamente, com a maioria (54%) esperando menos divisões entre as pessoas do que em 2022.

Mais lidas

DF amplia rede de recarga de bilhetagem no...
Saúde avança na assistência em hemodiálise
Justiça torna réu e mantém preso president...
...