Governo Lula aprovado por 32% dos deputados, revela pesquisa

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Valter Campenato - Agência Brasil

Governo Lula é aprovado por 32% dos deputados, aponta pesquisa Genial/Quaest

 

A Câmara dos Deputados continua a avaliar negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo dados da pesquisa Genial/Quaest. No momento em que o governo federal concentra esforços em aprovar medidas de auxílio para a população do Rio Grande do Sul, afetada pelas cheias, a pesquisa revela que apenas 32% dos deputados federais aprovam a administração atual.

De acordo com o levantamento, 42% dos parlamentares avaliam negativamente o governo Lula, enquanto 26% o consideram regular. Em contraste, a opinião pública apresenta um empate de 33% entre aprovação e reprovação, com 31% avaliando a gestão como regular. A pesquisa entrevistou 183 deputados, presencialmente e online, entre 29 de abril e 20 de maio, com uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais.

Avaliação por grupos

Entre os deputados de oposição, 90% avaliam a administração negativamente. No grupo de parlamentares da base do governo, 70% aprovam a gestão, com apenas 6% desaprovando. Já entre os independentes, 31% têm uma visão negativa, 15% positiva e 52% consideram a administração regular.

Base do governo e direção do país

Quase metade dos deputados entrevistados (49%) pertencem a partidos da base governista, enquanto 21% são independentes e 28% são da oposição. Quando questionados sobre a direção do país, 38% dos deputados acreditam que o Brasil está no caminho certo, enquanto 52% discordam e 10% não opinaram.

Economia e relação com o Congresso

Em relação à economia, 40% dos deputados acham que o país está na direção correta, enquanto 55% discordam. A relação do governo com o Congresso também foi avaliada: 43% a consideram ruim, 33% regular e 22% positiva.

Atendimento aos parlamentares

Embora 64% dos deputados achem que o governo dá menos atenção do que deveria aos parlamentares, 77% disseram ter sido recebidos por algum ministro, e 44% tiveram seus pedidos atendidos.

Interlocução e projetos importantes

Alexandre Padilha foi apontado como o interlocutor mais efetivo por 12% dos parlamentares, enquanto 43% afirmaram não ter um interlocutor específico. Entre os projetos importantes, a Reforma Tributária é vista como a mais provável de ser aprovada (58%), ao passo que a Reforma Administrativa é considerada a mais difícil (42% improvável).

Controle da inflação e eleições municipais

Sobre o controle da inflação, 54% dos deputados acreditam que o governo está preocupado com o tema, enquanto 44% discordam. Nas eleições municipais, 80% dos deputados planejam se envolver ativamente, com a maioria (54%) esperando menos divisões entre as pessoas do que em 2022.

Mais lidas

Ministro Lupi fala sobre fraude no INSS em...
Galvão surta com camisa vermelha da Seleçã...
Mais 71 mulheres em situação de violência ...
...