Ramos informou que martelo será batido nesta terça (31), há governadores se manifestando contrariamente à realização do evento em seus estados.
O ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou nesta segunda (31), que a condição estabelecida pelo governo brasileiro para o Brasil sediar a Copa América deste ano é de os jogos acontecerem sem torcidas e que todos os integrantes das delegações serem vacinados.
Por enquanto, em entrevista no Palácio do Planalto nesta segunda (31), Ramos não deu como certo que o País vai receber a competição.
“Caso se realize (a Copa América no Brasil), ele não terá público. No momento são dez times. Já foi acordado com a CBF em reunião por videoconferência de no máximo 65 pessoas por delegação. Todos vacinados. Foi a condição que nós tratamos com a CBF”, disse o ministro.
Segundo Ramos, a decisão final deve ser anunciada nesta terça-feira. “Ainda não tem nada certo, quero pontuar de forma bem clara. Estamos no meio do processo. Mas não vamos nos furtar a uma demanda, caso seja possível de atender”, disse.
Pandemia inviabiliza
O governo de Pernambuco se posicionou desfavorável a ceder o estádio. O posicionamento de Paulo Câmara, por sua vez, foi tomado após Pernambuco ser dado como uma das possíveis subsedes da competição. De acordo com o governador, os números da pandemia inviabilizam a proposta.
Já governo de Mato Grosso se colocou à disposição da Conmebol) para a realização de partidas. Pernambuco, por outro lado, disse que “o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América”.
Após as desistências de Argentina e Colômbia, sedes originais da competição, a Conmebol anunciou nesta segunda (31) que a Copa América de 2021 será disputada no Brasil.
O comunicado da Conmebol, feito através da conta do Twitter, diz que as datas do torneio – 11 de junho a 10 de julho – estão mantidas, mas que as sedes serão anunciadas ao longo dia. A confederação agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela resolução.
Durante a reunião realizada nesta segunda-feira na Conmebo, outros estádios foram colocados como possíveis sedes da competição. Os mais prováveis, caso consigam a liberação dos governadores, são o Mané Garrincha, em Brasília, Arena da Amazônia e Arena das Dunas, em Natal.
A Copa América seria realizada na Argentina, mas o país abriu mão do torneio depois de a Conmebol não aceitar as exigências feitas pelas autoridades sanitárias, que inclusive eram muito parecidas com as feitas pelo Brasil. Entre as reivindicações do governo argentino estava a redução do número de integrantes das delegações.
As dez seleções participantes do torneio levariam entre 1 mil e 1,2 pessoas ao país. Também foi pedido que as delegações vacinassem seus membros com ao menos uma dose, além da adoação de rígidos protocolos em meio a um aumento de casos de covid-19 no país.