Governo do Distrito Federal planeja construir 80 mil moradias populares nos próximos oito anos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para construir 80 mil moradias populares nos próximos oito anos. A meta faz parte do Plano de Governo 2023-2026, definido durante a transição do mandato no fim de 2022, e foi apresentada nesta terça-feira (6) em encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF) Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

 

 

Meta é parte do Plano de Governo 2023-2026 e foi apresentada durante encontro do Codese/DF

 

Governo do Distrito Federal visa a construção de 80 mil moradias populares nos próximos oito anos, de acordo com o Plano de Governo 2023-2026. A meta foi apresentada durante um encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF), no dia 6 de junho. O objetivo principal do governo é fornecer unidades habitacionais para a população de baixa renda.

 

Das 80 mil moradias planejadas, 43 mil devem ser construídas até 2026, enquanto os projetos das outras 37 mil já estarão prontos. Diversos órgãos e instituições, como a Secretaria de Governo (Segov), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o Instituto Brasília Ambiental, a Agência de Desenvolvimento (Terracap), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e o Banco de Brasília (BRB), estão envolvidos nesse plano. Além disso, é necessário o apoio do governo federal para financiar essas obras, em consonância com os objetivos da União para as habitações populares.

 

No dia 13 de junho, os resultados desse estudo serão apresentados em um evento no Palácio do Buriti, e seis projetos de lei serão encaminhados à Câmara Legislativa (CLDF) com o intuito de simplificar as liberações de áreas e reduzir as taxas, a fim de incentivar empresários e empreendedores a participar do programa de moradia popular. O governo tem se empenhado em realizar alterações na legislação pertinente ao tema, visando cumprir a meta estabelecida.

 

Durante o evento, o presidente do Codese, Leonardo Ávila, mencionou brevemente as 210 ações estruturantes propostas pelo Conselho, que estão em conformidade com o Plano de Governo. Além da questão habitacional, o desenvolvimento econômico e a mobilidade urbana também estão no foco das próximas ações.

 

O secretário José Humberto Pires de Araújo enfatizou a sinergia entre a sociedade civil organizada e o governo, apontando que 93% das metas prioritárias estabelecidas pelo Conselho estão contempladas no plano de governo. Ele destacou os investimentos realizados e o diálogo com a sociedade como elementos importantes para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. Além disso, foi anunciado que os encontros com o Codese ocorrerão semestralmente.

 

Com informações da Agência Brasília

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...