Governo diz não à sugestão da Anvisa sobre ‘passaporte da vacina’ e impõe quarentena a turistas de fora

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A queda de braço entre Anvisa e governo federal continua

 

O governo federal rejeitou a sugestão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a exigência do comprovante de vacinação  para viajantes e anunciou uma quarentena obrigatória de cinco dias para turistas não vacinados contra a Covid-19.

O anúncio foi feito pelos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Casa Civil, Ciro Nogueira. Dentre as medidas anunciadas pelo governo, estão a exigência de um teste RT-PCR negativo realizado até 72 horas antes do desembarque e a quarentena de cinco dias para aqueles que não forem vacinados, seguida de um teste RT-PCR.

Caso o resultado seja negativo, o turista poderá transitar no Brasil.

“Nós, depois de fazermos uma análise detida de toda a documentação com grupo técnico, decidimos que o RT-PCR seria utilizado (como já vem sendo utilizado desde o início da pandemia, com 72 horas antes do embarque), e requerer que os indivíduos não vacinados cumpram uma quarentena de cinco dias e, após essa quarentena, eles realizariam o novo teste”, explicou Queiroga.

A Anvisa defende uma restrição maior no acesso de estrangeiros ao país para controlar a disseminação da variante Ômicron pelo país.

Um dos métodos seria o certificado de vacinação, chamado de ‘passaporte da vacina’, que não foi mencionado no pronunciamento desta terça-feira. Em sua declaração, Queiroga disse ser “necessário defender as liberdades individuais” e “respeitar os direitos dos brasileiros acessarem livremente as políticas públicas de saúde”.

“É assim, como falou o ministro Ciro Nogueira, que já conseguimos imunizar com as duas doses cerca de 80% da população brasileira acima de 14 anos, a nossa população vacinável, mais de 175 milhões de habitantes”, afirmou Nogueira.

Mais lidas

Lexa se emociona com palavras de padre Mar...
Radares de velocidade média chegam ao Bras...
Comece sua carreira na beleza com 40% de d...
...